Cost-effectiveness of 20-valent pneumococcal conjugate vaccine in US infants

Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro

Profissionais de Saúde

Publicado em 5 ago 2024

Cost-effectiveness of 20-valent pneumococcal conjugate vaccine in US infants


Título do Estudo


Cost-effectiveness of 20-valent pneumococcal conjugate vaccine in US infants.
Custo-efetividade da vacina pneumocócica conjugada 20-valente em lactentes norte-americanos

 

Fonte


Vaccine 42 (2024) 573–582. Mark H. Rozenbaum, Liping Huang, JohnnaPerdrizet, Alejandro Cane,
Adriano Arguedas, KylaHayford, Maria J Tort, Ruth Chapman, Desmond Dillon-Murphy, VincenzaSnow, Erica Chilson, Raymond A. Farkouh

 

Introdução


O Streptococcus pneumoniae é responsável por significativamorbimortalidade em crianças e adultos e a imunização é o principal meio de prevenção da doença pneumocócica. Desde junho de 2023, nos EUA, houve ampliação para a possibilidade de prescrição de duas vacinas antipneumocócicas conjugadas, a 20-valente (PCV20) e a 15-valente (PCV15), três doses e um reforço na faixa etária de lactentes. Este estudo foi conduzido para avaliaçãoda relação custo-efetividade da PCV20 em relação a vacina antipneumocócica 13-valente (PCV13) e a PCV15, em crianças com menos dedois anos nos EUA.

 

Métodos


Foi desenvolvido de base populacional, multi-coorte, por meio do modelo analítico de Markov, para estimativado impacto na saúde pública e da relação custo-efetividade da PCV20, ao longo de 10 anos. Os dados epidemiológicos foram obtidos por meio de estudos publicados e bases de dados. A eficácia da vacina foi avaliada pos estudos de eficácia da PCV13 e da vacina antipneumocócica 7-valente (PCV7). O impacto indireto foi estimado por meio de estudos observacionais. Custos e benefícios foram baseados em estudos anteriores. A PCV20 foi comparadatanto a PCV13 como a PCV15, separadamente.

 

Resultados


Estimou-se que a substituição de PCV13 por PCV20 em lactentes teria o potencial de evitar mais de 55.000 casos de doença pneumocócica invasiva (DPI), 2,5 milhões de casos de pneumonia, 5,4 milhões de casos de otite média (OM) e 19.000 mortes em todas as idades,numa perspectiva de tempo de 10 anos.Os custos de aquisição do PCV20 poderiam ser compensados pela economia de casos evitados, resultando numa economia de US$ 20,6 bilhões. A mesma tendência foi observada ao comparar-se a PCV20 com a PCV15, com uma economia de US$ 9,9 bilhões. Também foram observados possíveis efeitos indiretos relativos aos benefícios para adultos e idosos não vacinados. Do ponto de vista da saúde, o PCV20 parece representar uma estratégia vantajosa em comparação com a PCV13 e a PCV15.

 

Limitações e Mensagens do Artigo


Algumas limitações do estudo devem ser observadas. Os modelos analíticos de decisão baseiam-se em suposições simplificadas. A população dos EUA e o sistema de prestação de cuidados de saúde são altamente heterogêneos e podem não ser bem representados por este modelo. Sendo assim, não se recomenda a generalização dos resultados para outros países. Ainda assim, os resultados deste estudo sugerem que o uso pediátrico de PCV20 pode levar a reduções substanciais no prejuízo clínico e social da doença pneumocócica entre crianças vacinadas, bem como entre crianças mais velhas e adultos nos EUA, podendo representar uma mudança positiva para a vacinação pediátrica.

 

Ana Alice Parente, é Pneumologista Pediátrica, Professora Associada de Pediatria da UFRJ

Artigos |

Voltar



Empresas Parceiras



Atalho para à página do Facebook da empresa.