Pulmonary Emphysema Regional Distribution and Extent Assessed by Chest Computed Tomography Is Associated With Pulmonary Function Impairment in Patients With COPD

Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro

Profissionais de Saúde

Publicado em 3 dez 2022

Pulmonary Emphysema Regional Distribution and Extent Assessed by Chest Computed Tomography Is Associated With Pulmonary Function Impairment in Patients With COPD


Título do Estudo


Pulmonary Emphysema Regional Distribution and Extent Assessed by Chest Computed Tomography Is Associated With Pulmonary Function Impairment in Patients With COPD

 

Autores


Plácido Gomes 1 , Hélder Novais e Bastos 1,2,3,4, André Carvalho1,5, André Lobo6 , Alan Guimarães 7 , Rosana Souza Rodrigues 8,9, Walter Araujo Zin10 and Alysson Roncally S. Carvalho1,7,10,11 *

Nesse artigo os autores realizaram um trabalho experimental de quantificação do enfisema pulmonar através de protocolo informatizado baseado nas imagens da tomografia computadorizada. Essa técnica se mostrou promissora de acordo com os resultados obtidos, podendo futuramente se tornar protocolar nos estudos de tomografia computadorizada para análise do DPOC. Há como limitação relevante o uso do protocolo em faixa populacional ainda maior.

 

Introdução


A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) apresenta importante morbidade e mortalidade em todo o mundo com uma prevalência até 14,2% em algumas áreas de Portugal. DPOC é caracterizada por sintomas respiratórios persistentes e fluxo de ar limitação causada pelas alterações fisiopatológicas que vão de inflamação crônica e estreitamento das vias aéreas periféricas ao enfisema.

Os pacientes com fenótipo de enfisema predominante apresentam um comprometimento mais grave da função pulmonar, como diminuição da eficiência das trocas gasosas, diminuição da expiração forçada volume em um segundo (VEF1) e VEF1/capacidade vital forçada (CVF)).

A correlação entre os índices de enfisema derivados de TC e comprometimento da função pulmonar foi bem estabelecida . No entanto, apenas avanços recentes permitiram a quantificação da distribuição do enfisema pela TC e sua associação com diferentes graus de gravidade clínica.

No presente estudo, empregamos um Quantitative Lung Sistema de imagem (QUALI) como um diagnóstico auxiliado por computador (CAD). sistema que aplica um sistema neural artificial previamente proposto rede (ANN) para classificar e localizar automaticamente o pulmão com padrões comumente usados na prática clínica: enfisema, parênquima, opacidade em vidro fosco (GGO), pavimentação maluca e opacidades lineares (CP/LO) e consolidação da TC de tórax. Além disso, áreas de baixa atenuação (LAA) foram também calculadaso como a porcentagem do volume pulmonar ocupado por voxels com atenuação de -950 Unidades Hounsfield (HU) ou menos (6, 20, 21).

 

Desenho do estudo


Foram pesquisadas as bases de dados Embase, MEDLINE, Cochrane, Scopus e Clinicaltrials.gov desde o início do banco de dados até 2 de janeiro de 2019, para ensaios clínicos randomizados incluindo adultos com exacerbação da DPOC e com avaliação do efeito das intervenções não farmacológicas nos resultados clínicos e/ou na função pulmonar.

 

Métodos


Pacientes do Departamento de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de São João, Porto, Portugal, com um VEF1/CVF pós-broncodilatador <0,70 foram retrospectivamente selecionado. Os pacientes com <18 anos e história de asma, bronquiectasias, sequelas de tuberculose, fibrose, fibrose pulmonar, síndrome de sobreposição de asma/DPOC, cirurgia torácica ou outras doenças de confusão foram excluídos.

A partir do procedimento de classificação baseado em ANN, a extensão da enfisema foi avaliado como a soma cumulativa das áreas de enfisema referidas QUALI. Além disso, as áreas de baixa atenuação (LAA) foram calculadas contabilizando o volume ocupado por voxels com atenuação de -950 HU ou menos.

 

Resultados


Neste estudo, 389 indivíduos apresentaram VEF1/CVF < 0,7 sendo 86. O enfisema estava presente em mais de 4 terços pulmonares, os pacientes apresentam uma relação VD, CPT e VD/CPT significativamente maiores e significativamente menor VEF1, DLCO, DLCO/VA do que os pacientes com 1–4 regiões segmentadas enfisematosas dos pulmões.

 

Conclusões


O comprometimento da função pulmonar foi maior em pacientes com maiores volumes de enfisema e com distribuição mais homogênea do enfisema. Mais estudos ainda são necessários para avaliar o significado nas áreas clínica e de pesquisa.

 

Prof. Alessandro Severo

Artigos |

Voltar



Empresas Parceiras



Atalho para à página do Facebook da empresa.