Publicado em 27 abr 2022
Na semana mundial de imunização, médica lembra que vacina é vida!
Essa semana comemoramos a semana mundial de imunização. Graças às vacinas milhões de vidas são salvas a cada ano, entre crianças, jovens e adultos. Sim, não podemos esquecer que as vacinas são necessárias em todas as idades e adultos têm um calendário de vacinas que precisa ser seguido.
A médica pneumologista da Fiocruz e da Sociedade de Pneumologia do Estado do Rio de Janeiro, Patricia Canto, destaca a vacina contra influenza (gripe), que deve ser tomada anualmente, e também as vacinas contra a COVID-19, que são as responsáveis pela nossa grande redução no número de óbitos e internações por COVID.
Ela também explica que outras duas vacinas são muito importantes para pacientes com indicação médica: a vacina pneumocócica 13 valente e a pneumocócica 23. São vacinas especialmente valorosas para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). “Essas vacinas protegem outra a doença pneumocócica, em especial, a pneumonia pneumocócica”.
A Dra. Patricia Canto defende que a vacina pneumocócica 23, no entanto, deve ser ofertada no SUS, incorporada ao calendário vacinal de idosos a partir de 60 anos. E nesse momento, a CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) está com uma consulta pública para a incorporação da vacina. “É uma oportunidade para que médicos, e pneumologistas em especial, se manifestem, pois atenderia uma parcela grande da população”.