Sociedade de Pneumologia e Tisiologia
do Estado do Rio de Janeiro

logo facebook  logo twitter

 
Home >> Sarcoidose

Sarcoidose

A sarcoidose é uma doença rara e que se assemelha a muitas outras. Muitos médicos, especialmente os de séries televisivas como a do Dr. House, colocam a Sarcoidose como um possível diagnóstico clínico para tudo que é diferente e complicado. Mas, não é bem assim. Ela pode ser, em alguns casos, uma doença silenciosa (não provocar absolutamente nada – dor, mal estar, pressão torácica...). Mas, em geral, possui sintomas como tosse diária, falta de ar, febre, emagrecimento, quando houver envolvimento dos pulmões.

Quando for assintomática (sem sintomas), o médico só conseguirá identificá-la nos exames admissionais ou de check up. Para se ter certeza de que estamos falando de sarcoidose será necessária uma amostra da parte do corpo que tem a suspeita da doença como linfonodos (antigos gânglios ou íngua) ou pulmonar e encaminhar para um estudo rigoroso pelo patologista. Além disso, muitos exames laboratoriais de sangue e de urina são necessários para a exclusão de outras doenças e acompanhamento do tratamento.

Um dos diagnósticos que pode se assemelhar a sarcoidose é a tuberculose. Mas, essas doenças são muito diferentes. Uma se trata com antibióticos e é infeciosa e contagiosa (tuberculose) e a outra (sarcoidose), com anti-inflamatório hormonal e não é contagiosa.

O mais importante é que a sarcoidose, em muitos casos, tem um curso benigno, não precisará de nenhum tratamento específico, ou os sintomas devido à sarcoidose poderão desaparecer após um período de tratamento.

Felizmente, no Brasil, os pneumologistas possuem grande experiência em seu tratamento e poderão orientar corretamente em todas as fases de diagnóstico e tratamento.

Rogério Rufino
Pneumologista