Publicado em 1 jul 2021
1º de julho, Dia da Vacina BCG
Dr. Jorge Pio, coordenador da Comissão de Tuberculose da SOPTERJ, lembra que a suspensão da obrigatoriedade da vacina no estado do Rio Grande do Sul levou a um aumento progressivo desta taxa nos anos posteriores. Ele ressalta também as muitas vantagens da vacina e a esperança de que possa contribuir como um possível imunobiológico contra a COVID-19. Leia mais.
“É tempo de saudarmos a ciência e os cientistas Leon Charles Albert Calmette e Jean Marie Camille Guerím. A vacina BCG ( Bacilo de Calmette & Guerin)é responsável pela proteção contra as formas graves da tuberculose que podem acometer as crianças. Sua eficácia em nosso meio foi comprovada na prática quando um estado de nossa federação suspendeu a vacinação obrigatória durante alguns anos, devido a uma redução na taxa de incidência de casos de tuberculose o que levou a um aumento progressivo desta taxa nos anos posteriores.
Além desta proteção específica diversos estudos internacionais demonstraram que a vacinação em massa reduziu taxas de infecção causadas por báctérias e potencializou a proteção de outras vacinas contra vírus, indicando um efeito de estimulo imunológico protetor inespecifico.
Atualmente a BCG está sendo testada em grandes estudos transnacionais, inclusive com participação do Brasil, como um possível imunobiológico contra a COVID-19 entre os grupos mais expostos à infecção como os profissionais de saúde”.