Determinants of Latent Tuberculosis Treatment Acceptance and Completion in Healthcare Personnel

Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro

Profissionais de Saúde

Publicado em 9 nov 2019

Determinants of Latent Tuberculosis Treatment Acceptance and Completion in Healthcare Personnel


Título do Estudo


Determinants of Latent Tuberculosis Treatment Acceptance and Completion in Healthcare Personnel

 

Fonte


Clin Infect Dis. 2019 Sep 25. pii: ciz817. doi: 10.1093/cid/ciz817.

 

Desenho do Estudo


Estudo retrospectivo baseado em dados de prontuários de profissionais de saúde de um hospital na Inglaterra submetidos a rastreio e tratamento de infecção latente por tuberculose em período de 10 anos. Variáveis sócio demográficas, ocupacionais e clínicas foram analisadas visando identificar fatores associados a aceitabilidade e completude de tratamento para ILTB utilizando análise de regressão logística.

 

Mensagens do Artigo


Dos 470 profissionais analisados, apenas 193 aceitaram iniciar o tratamento e desses 137 completaram. O esquema de tratamento mais curto de rifampicina + isoniazida 4 meses esteve associado com maior adesão ao tratamento quando comoarado com isoniazida 9 meses, bem como o gênero masculino, ao passo que maiores faixas etárias e especialidade médica ou de pesquisador foram de risco para não adesão. A completude do tratamento foi maior nos profissionais provenientes de locais de baixa e média carga de TB. Sendo assim, a adesão e a completude do tratamento apresenta uma interferência multifatorial.

 

Limitações do Estudo


O caráter retrospectivo do estudo baseado em dados de prontuários pode gerar viés de informação. Pode ter ocorrido também viés de seleção pois o números de classes profissionais foram muito discrepantes o que pode ter gerado interferência na identificação de especialidades profissionais como de risco para não adesão. Estudos prospectivos e mais criteriosos são necessários para melhor avaliação. Os resultados não devem ser extrapolados para o cenário nacional tendo em vista as diferenças culturais.

 

Dra. Ana Paula Santos

Artigos |

Voltar



Empresas Parceiras



Atalho para à página do Facebook da empresa.