Publicado em 11 jan 2020
Efficacy of azithromycin in severe asthma from the AMAZES randomised trial
Título do Estudo
Efficacy of azithromycin in severe asthma from the AMAZES randomised trial
Fonte
ERJ Open Research 2019 5: 00056-2019; DOI: 10.1183/23120541.00056-2019
Desenho do Estudo
Estudo prospectivo randomizado realizado de junho de 2009 a janeiro de 2015, onde 420 pacientes portadores de asma grave foram randomizados para receber 500 mg de Azitromicina 3x/ semana durante 48 semanas ou placebo, com objetivo de avaliar redução de exacerbações e melhora em escores de qualidade de vida.
Mensagens do Artigo
Os pacientes foram agrupados de acordo com as definições de asma grave do GINA (a partir do step 4), do International Severe Asthma Registry (ISAR) e da ATS/ERS, sendo a taxa de exacerbações calculada em cada subgrupo e a eficácia da Azitromicina comparada com placebo. Houve redução significativa nas exacerbações em todas as definições de asma grave, tanto nas eosinofílicas quanto nas não-eosinofílicas, além de melhora na qualidade de vida relacionada à asma, mostrando ser uma terapia adicional eficaz e bem tolerada naqueles pacientes não controlados com altas doses de LABA/CI, e candidatos à terapia com imunobiológicos.
Limitações do Estudo
A principal limitação é que esse relato é uma análise de subgrupo de um estudo relatado anteriormente, podendo estar sujeitas a viés; no entanto, os resultados estão de acordo com os principais resultados do estudo, mostrando-se consistentes. Uma limitação adicional refere-se a uma redução no tamanho da amostra nos subgrupos, o que pode reduzir o efeito estatisticamente significativo.
Dra. Mônica Flores Rick