Publicado em 22 mar 2020
NOTA COVID-19 – SOPTERJ
Estudos in vitro demonstraram o efeito de cloroquina/hidroxicloroquina na inibição da replicação de SARS-Cov-2. Outros estudos com pacientes da China mostraram uma tendência de redução da carga viral, da duração dos sintomas, do tempo de internação e uma melhor evolução clínica, naqueles tratados com cloroquina/hidroxicloroquina em comparação com aqueles não tratados, sugerindo o fámaco como alternativa para o tratamento de COVID-19, particularmente os pacientes com pneumonia. É importante ressaltar, contudo, que a Organização Mundial de Saúde considera, neste momento, o uso da cloroquina/hidroxicloroquina como tratamento experimental, visto serem necessários dados de ensaios clínicos, já em curso, para sua recomendação terapêutica.
Ademais, deveremos avaliar a ocorrência de possíveis efeitos adversos no sistema cardiovascular e no sistema nervoso, o que está sendo monitorado nos ensaios clínicos. Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro
Portanto, ainda não temos evidências para recomendarmos a prescrição deste fármaco nos casos de COVID-19.
Finalmente, não há qualquer evidência que indique seu uso profilático para CONVID-19.
Estamos atentos aos estudos em curso e atualizaremos as recomendações tão logo tenhamos acesso a novos dados do manejo de COVID-19.
Rio de Janeiro, 21 de março de 2020
Diretoria da SOPTERJ e suas Comissões Técnicas