Publicado em 21 jun 2020
21jun – Dia Nacional de Combate a Asma
Neste Dia Nacional de Combate a Asma no ano de 2020 vivemos uma pandemia causada por um vírus com transmissão respiratória que acomete o mundo inteiro. Neste momento atípico a SOPTERJ gostaria de ressaltar a importância do tratamento regular das doenças respiratórias crônicas, em especial a asma.
A asma é a doença respiratória crônica mais comum no mundo. Muitas vezes chamada de bronquite pela sociedade, a asma acomete mais de 339 milhões de pessoas em todo o planeta. No Brasil, um a cada quatro indivíduos entre 18 a 45 anos apresentam sintomas de asma a cada ano.
O tratamento eficaz da doença com o uso regular de corticoide inalatórios é capaz de reduzir o risco de hospitalizações e mortes. Ainda assim somente 12% dos asmáticos no Brasil apresentam doença bem controlada. Grande parte da falta de controle da doença se deve à má adesão ao tratamento regular. Hoje em dia possuímos tratamentos inalatórios com excelente eficácia e segurança. Infelizmente ainda temos muito preconceito na sociedade em relação à medicações inalatórias, especialmente os corticoides inalatórios, o que leva a adesão ao tratamento ser baixa na maioria dos casos.
Mais do que nunca devemos manter a asma controlada através do uso regular e contínuo das medicações de controle. Precisamos mudar nossa percepção de que a asma só deve ser tratada durante as suas crises de falta de ar e tosse. Todas as medicações de controle devem ser mantidas, incluindo corticoides inalatórios, broncodilatadores de longa duração, broncodilatadores orais e, em pacientes selecionados, imunobiológicos. Manter o controle da asma reduz o risco de exacerbação da asma e a consequente necessidade de procurar o serviço de saúde, que por sua vez aumenta o risco de exposição ao SARS-CoV-2. Não devemos medir esforços para evitar a COVID-19 em pacientes com asma, visto que principalmente em suas formas moderadas e graves há um aumento do risco de complicações e mortes.
É importante ainda manter nossa saúde mental em tempos tão conturbados. Não hesite em procurar ajuda caso se sinta mal. O exercício físico pode ajudar e está recomendado para todos os pacientes com asma, podendo inclusive ajudar na saúde mental. Não existe um único tipo de exercício que seja recomendado para o asmático. Os melhores são os exercícios aeróbicos, como caminhar, correr, nadar, pedalar, etc. Neste momento de distanciamento social, formas alternativas de exercícios aeróbios que possam ser realizados em casa como dançar podem ajudar a nos mantermos fisicamente ativos.
Por fim, nesses tempos de fake news e excesso de informação, é fundamental que informação de qualidade seja divulgada para a sociedade, evitando mensagens confusas. Procure se informar sempre através de fontes confiáveis e evite repassar informações de veracidade questionável.
Cuide-se bem e pode contar com a SOPTERJ e seus pneumologistas para manter sua doença sob controle. Vai passar.
Dr Fábio Aguiar – Comissão de Asma da SOPTERJ