Publicado em 4 jul 2020
A Randomized Trial of Hydroxychloroquine as Postexposure Prophylaxis for Covid-19
Título do Estudo
A Randomized Trial of Hydroxychloroquine as Postexposure Prophylaxis for Covid-19
Fonte
The New England Journal of Medicine. June 3, 2020.
Desenho do Estudo
Estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, em todo os Estados Unidos e partes do Canadá testando a hidroxicloroquina como produto pós-exposição como profilaxia a Covid19. Foram incluídos adultos que tiveram exposição domiciliar ou ocupacional a um paciente com Covid-19 confirmado, a uma distância inferior a 6 pés por mais de 10 minutos sem estar usando máscara facial nem protetor ocular (exposição de alto risco) ou enquanto estiver usando uma máscara facial, mas sem proteção ocular (exposição de risco moderado).
Dentro de 4 dias após a exposição, designamos aleatoriamente os participantes para receber placebo ou hidroxicloroquina (800 mg uma vez, seguida de 600 mg em 6 a 8 horas, depois 600 mg diariamente por 4 dias adicionais). O desfecho primário foi a incidência de Covid-19 confirmado por exames laboratoriais ou sintomas compatíveis com Covid-19 dentro de 14 dias
Mensagens do Artigo
Após exposição de alto risco ou risco moderado ao Covid-19, a hidroxicloroquina não foi capaz de prevenir doenças compatíveis com Covid-19 ou infecção confirmada por laboratório quando usado como profilaxia pós-exposição em até 4 dias após a exposição.
Limitações do Estudo
Os pacientes recrutados eram mais jovens e saudáveis do que aqueles em mais alto risco de doença grave por Covid 19.
Muitos casos não foram confirmados por testes devido a pouca disponibilidade dos mesmos sendo a apresentação clínica considerada como caso confirmado.
Dr Alexandre Ciminelli Malizia