Robotic Bronchoscopy for Peripheral Pulmonary Lesions: A Multicenter Pilot and Feasibility Study (BENEFIT)

Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro

Profissionais de Saúde

Publicado em 29 ago 2020

Robotic Bronchoscopy for Peripheral Pulmonary Lesions: A Multicenter Pilot and Feasibility Study (BENEFIT)


Título do Estudo


Robotic Bronchoscopy for Peripheral Pulmonary Lesions: A Multicenter Pilot and Feasibility Study (BENEFIT)

 

Fonte


Chen AC, Pastis NJ Jr., Mahajan AK, Khandhar SJ, Simoff MJ, Machuzak MS, Cicenia J, Gildea TR, Silvestri GA, Robotic Bronchoscopy for Peripheral Pulmonary Lesions: A Multicenter Pilot and Feasibility Study (BENEFIT), CHEST (2020), doi: https://doi.org/10.1016/ j.chest.2020.08.2047. Published online ahead of print, 2020 Aug 18.

 

Objetivos


Avaliar a segurança e a viabilidade de execução da broncoscopia robótica assistida em pacientes portadores de lesões pulmonares periféricas.

 

Introdução


A detecção de nódulos pulmonares na prática clínica não é algo incomum, existindo expectativa de 1,5 milhão de novos nódulos sendo evidenciados no próximo ano nos Estados Unidos da América, número potencialmente maior caso ocorra a disseminacão dos protocolos de rastreio de câncer de pulmão.

Apesar das inovacões técnicas dos últimos anos, como a broncoscopia com navegação eletromagnética, o broncoscópio ultrafino e o EBUS radial, o rendimento diagnóstico quando se faz necessária a definição histopatológica desses nódulos ainda é bem limitada.

As potenciais vantagens da broncoscopia robótica assistida seria a introducão mais distal do equipamento em vias aéreas periféricas e mais tortuosas, aproximando-se do local de realização da punção por agulha ou biópsia com pinça da lesão suspeita, determinando aumento do rendimento diagnóstico do procedimento.

 

Métodos


Estudo piloto e de viabilidade, multicêntrico e prospectivo usando sistema de broncoscopia robótica em pacientes portadores de lesões pulmonares periféricas de tamanho entre 1 a 5 centímetros e mediastino sem evidência de acometimento.

Desfechos primários do presente estudo foram a capacidade de localizar a lesão pulmonar e a incidência de eventos adversos associados ao procedimento.

 

Resultados


54 pacientes provenientes de 5 centros distintos tiveram seus dados analisados. Tamanho médio das lesões foi de 23 mm. Localização das lesões foi possível em 96,2% dos casos e a ocorrência de pneumotórax foi reportada em 3,7% dos pacientes. Não houve evidência de lesão em via aérea secundária a introdução ou retirada do equipamento.

Um resultado diagnóstico foi obtido em 74% dos pacientes, esmagadora maioria sendo de neoplasia maligna.

 

Conclusão


Existe segurança na execução da broncoscopia robótica e a realização da mesma foi viável mesmo por médicos com pouca experiência no método.

Foi possível localizar a lesão desejada na grande maioria dos casos com essa técnica.

Apesar de não ser um dos desfechos inicialmente avaliados no presente estudo, o rendimento diagnóstico na definição da etiologia das lesões pulmonares periféricas foi bastante expressivo.

 

Limitações do Estudo


– Pequeno número de pacientes

– Estudo piloto, não sendo possível generalização dos resultados, especialmente quanto ao rendimento diagnóstico

– Localização da lesão não foi sinônimo de diagnóstico preciso da lesão pulmonar

– Ensaios clínicos com maior número de pacientes, multicêntricos e que possam avaliar especificamente rendimento diagnóstico e fatores que o influenciam devem ser realizados

 

Dr Leonardo Palermo Bruno

Artigos |

Voltar



Empresas Parceiras



Atalho para à página do Facebook da empresa.