Publicado em 24 abr 2021
Nebulised heparin for patients with or at risk of acute respiratory distress syndrome: a multicentre, randomised, double-blind, placebo-controlled phase 3 trial
Título do Estudo
Nebulised heparin for patients with or at risk of acute respiratory distress syndrome: a multicentre, randomised, double-blind, placebo-controlled phase 3 trial
Fonte
Barry Dixon, PhD -Roger J Smith, MPH – Duncan J Campbell, PhD – John L Moran, MD – Gordon S Doig, PhD – Thomas Rechnitzer, MBBS et al. – Show all authors – Show footnotes – Published:January 22, 2021DOI:https://doi.org/10.
Resumo do Estudo
A ventilação mecânica em terapia intensiva por 48 horas ou mais está habitualmente associada à síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), que pode estar presente no momento da instituição do suporte ventilatório ou se desenvolver posteriormente, predominantemente durante os primeiros 5 dias. Pacientes em ventilação mecânica prolongada e SDRA correm o risco considerável de deteriorização clinica, que pode persistir por anos. Um mecanismo patogênico precoce de lesão pulmonar em pacientes criticamente doentes ventilados mecanicamente é a deposição de fibrina pulmonar induzida por inflamação, levando à trombose da microvasculatura e formação de membrana hialina. O objetivo principal deste estudo foi determinar se a heparina nebulizada, limitaria a lesão pulmonar e, assim, aceleraria a recuperação do quadro clinico em pacientes com ou em risco de SDRA.
Desenho do Estudo
Estudo de fase 3 randomizado, multicêntrico, duplo-cego, iniciado pelo investigador em nove hospitais na Austrália. Foram recrutados pacientes adultos em terapia intensiva em ventilação invasiva, com oxigenação prejudicada definida por uma relação PaO2 / FiO2 inferior a 300 e com expectativa de ventilação prolongada. Os principais critérios de exclusão foram alergia à heparina, sangramento pulmonar e contagem de plaquetas inferior a 50 X 109 / L. Os pacientes foram designados aleatoriamente 1: 1, com estratificação por local para heparina sódica não fracionada 25.000 UI em 5 mL ou placebo idêntico (cloreto de sódio 0 · 9% 5 mL), administrado usando um nebulizador de membrana de malha vibratória a cada 6 horas ao dia 10, enquanto ventilado de forma invasiva.
Entre 4 de setembro de 2012 e 23 de agosto de 2018, 256 pacientes foram randomizados. O acompanhamento final foi em 25 de fevereiro de 2019. A idade média foi de 58 anos (DP 15), 157 (62%) eram homens e 118 (47%) tinham SDRA. 128 (51%) pacientes foram designados para o grupo de heparina e 124 (49%) para o grupo de placebo.
O desfecho primário foi o questionário de qualidade de vida SF-36 (de 100) dos sobreviventes no dia 60.
Resultados
Em pacientes com ou em risco de SDRA, a heparina nebulizada não melhorou o desempenho autorrelatado das atividades físicas diárias, mas foi bem tolerada e os resultados exploratórios sugerem menor progressão da lesão pulmonar e retorno mais precoce para casa. Mais pesquisas são necessárias para estabelecer se a heparina nebulizada acelera a recuperação em pessoas que têm ou estão em risco de SDRA.
Dra. Patricia Andrade Meireles