Publicado em 1 jul 2021
Margareth Dalcolmo recebe prêmio Nise da Silveira
Pneumologista e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Margareth Dalcolmo foi agraciada com o prêmio Nise da Silveira. Oferecido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher, a homenagem é um reconhecimento às “mulheres que abrem espaço para o amanhã” realizando diferentes esforços para salvar vidas, barrar o contágio e proteger os seus territórios durante a pandemia de Covid-19. O prêmio foi entregue pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e pela secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade.
“Recebo o prêmio Nise da Silveira, generosamente outorgado pela Prefeitura do Rio de Janeiro em reconhecimento à nossa atuação durante o período da pandemia de Covid-19, com especial emoção. Tive o privilégio de conhece-la em vida, e foi uma mulher extraordinária, de aparência delicada, mas uma gigante como médica, com mulher e que venceu inúmeros obstáculos. Foi a única mulher na sua formatura universitária entre 157 homens e lutou contra o preconceito, contra exclusão dos pacientes psiquiátricos e pela cidadania. É, sem dúvida, um exemplo de mulher, médica e cidadã brasileira”, afirmou a pesquisadora homenageada.
O prefeito Eduardo Paes destacou o papel da mulher no enfrentamento à pandemia. “O tema dessas homenagens tem a ver com a realidade que estamos durante a pandemia de Covid-19, que vem causando tantas desgraças e tragédias em todo o mundo. Na mobilização para encontrar soluções ou minimizar impactos negativos da pandemia, tivemos um protagonismo enorme das mulheres. Parabéns”.