Publicado em 9 ago 2021
INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA FAZ SEU PRIMEIRO TRANSPLANTE PULMONAR NO RJ
Rio voltou a fazer transplante de pulmão após 15 anos de interrupção do serviço. Só existiam dois centros que faziam transplante de pulmão: o Incor e o HC em Porto Alegre.
O transplante no INC, em uma mulher de 35 anos, que sofria de uma doença rara, a linfangioleiomiomatose, conhecida como LAM, aconteceu dia 3 de agosto, no Instituto Nacional de Cardiologia, e no dia seguinte a paciente já respirava com o novo pulmão.
Para o diretor-geral do INC, João Pedroso, a cirurgia, que durou cerca de dez horas – além do tempo que a equipe levou para captar o órgão – foi um sucesso. “Esse projeto tem uns três, quatro anos sendo desenhado. E agora nós pretendemos fazer de oito a 12 transplantes por ano. Tudo coordenado naturalmente pelo Programa Estadual de Transplantes. Essa paciente inclusive foi referenciada pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto, encaminhada ao PET, começou a reabilitação pulmonar em 2020 e 2021 finalmente foi listada e operada. Para nós é uma grande emoção, uma alegria poder estar oferecendo mais um serviço no Sistema Único de Saúde. Acreditamos no SUS”, disse o diretor.
Fonte: site G1