Publicado em 22 set 2022
A CONITEC abriu consulta pública sobre ampliação do uso do IGRA para pacientes com doenças inflamatórias imunomediadas ou receptores de transplantes de órgãos sólidos
O IGRA (sigla para o nome, em inglês, Interferon Gamma Release Assay, que significa ensaios de detecção de interferon gama) é um teste que utiliza amostra de sangue para detectar a infecção latente da tuberculose (ILTB).
A ILTB tem tratamento disponível no SUS, que reduz o risco de uma pessoa vir a adoecer pela tuberculose ativa, ou seja, identificar e tratar a ILTB é uma forma de prevenir a doença e evitar mortes. Pessoas com mais risco de adoecer pela TB, como contatos e aqueles com sistema imunológico mais vulnerável por alguma doença ou uso de medicamento são prioritárias para o tratamento da ILTB.
O IGRA foi incorporado no SUS em 2020 para rastreio da infecção latente da tuberculose em populações específicas, como as PVHIV com contagem de linfócitos T-CD4+ > 350 células/mm3; Crianças ≥ 2 anos e < 10 anos de idade, contato de casos de TB ativa; e Pessoas candidatas a transplante de células-tronco hematopoieticas.
Pacientes com doenças inflamatórias imunomediadas ou receptores de transplantes de órgãos sólidos também podem ser beneficiadas pelo uso desse exame, e por isso, a CONITEC está avaliando o pedido do Ministério da Saúde para ampliação do uso do IGRA, no SUS, para essas pessoas.
A consulta pública é uma etapa importante dessa avaliação, pois é o momento em que toda a sociedade civil, incluindo as pessoas afetadas por essas condições ou interessadas no tema, pesquisadores, dentre outros, podem se manifestar.
Participe e divulgue essa consulta pública! O prazo para participação é 10/10/2022.
Os relatórios e toda a documentação desta Consulta Pública e o endereço para envio de contribuições estão à disposição dos interessados no endereço eletrônico https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sctie-n-64-2022-opiniao