Publicado em 12 maio 2018
Quadrupling Inhaled Glucocorticoid Dose to Abort Asthma Exacerbation
Título do Estudo
Quadrupling Inhaled Glucocorticoid Dose to Abort Asthma Exacerbation
Fonte
N Eng J Med 2018: 378(10): 902-910.
Desenho do Estudo
Estudo pragmático, randomizado e aberto em asmáticos maiores de 16 anos, em uso de corticoide inalatório, com ou sem outras medicações associadas, e que apresentaram 1 episódio de exacerbação nos últimos 12 meses. Foram comparados dois planos de ação de automanejo nos períodos de acentuação dos sintomas e deterioração do controle da asma.
O primeiro grupo com plano de aumentar o corticoide inalatório até 4 doses por 7-10 dias, associado ao uso de broncodilatador de resgate, e um segundo grupo apenas com o broncodilatador de resgate. Ambos os pacientes dos grupos foram acompanhados por 12 meses. O desfecho primário avaliado foi o aparecimento de episódio de exacerbação grave.
Mensagens do Artigo
O artigo reabre a discussão sobre o aumento da dose de corticoide inalatório por um período curto objetivando abortar a exacerbação da asma. Esta reabertura por si só já é uma grande mensagem de reflexão do artigo. Com relação ao resultado apresentado, o estudo relata uma menor taxa de exacerbação grave no grupo com plano de ação de quaduplicar a dose de corticoide inalatório (p=0,002). A mensagem deste resultado deve ser interpretada com cautela, porém nos sinaliza e nos faz refletir sobre uma opção terapêutica que pode nos ajudar em alguns casos de nossa rotina clínica.
Limitações do Estudo
O estudo apresenta uma série de limitações e dentre estas destaca-se o próprio formato de ensaio clínico aberto podendo este ser um viés tanto para os participantes quanto para os médicos do estudo. Além deste, a natureza pragmática do estudo dificulta a análise de desfechos secundários como medidas de peak flow e avaliação de qualidade de vida.
Dr. Thiago Bártholo