Publicado em 9 jun 2018
A Multicenter RCT of Zephyr® Endobronchial Valve Treatment in Heterogeneous Emphysema (LIBERATE)
Título do Estudo
A Multicenter RCT of Zephyr® Endobronchial Valve Treatment in Heterogeneous Emphysema (LIBERATE)
Fonte
American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, Articles in Press. – 22 de Maio, 2018.
Desenho do Estudo
Estudo multicêntrico, randomizado e controlado, que avaliou a segurança e a eficácia do tratamento com válvula endobrônquica Zephyr®. Foram selecionados 190 pacientes com enfisema severo, heterogêneo, com pouca ou nenhuma ventilação colateral no lobo alvo, que foram dividos em dois grupos: 128 receberam tratamento com válvula endobrônquica (EBV) e terapia medicamentosa padrão, e 62 pacientes foram tratados apenas com terapia medicamentosa padrão isolada (SoC). Ao final de 12 meses, comparou-se o aumento de 15% ou mais do VEF1 basal pós broncodilatador entre os dois grupos, além de outros desfechos secundários.
Mensagens do Artigo
– Após 12 meses do tratamento com válvula endobrônquica, 47,7% dos pacientes apresentaram aumento mínimo de 15% do VEF1 basal, contra 16,8% no grupo SoC. Portanto, aponta superioridade da terapia com válvula endobrônquica, inclusive com benefício clínico significativo.
– Efeitos adversos respiratórios severos em curto prazo (até 45 dias após o procedimento) foram significativamente maiores no grupo EBV (35,2%), comparados ao grupo SoC (4,8%). Essa diferença foi atribuída à alta frequência de pneumotórax (34,4%) no primeiro grupo.
– Houve 4 mortes (3,1%) no grupo EBV e nenhuma no grupo SoC, em curto prazo; Três mortes foram causadas por pneumotórax e uma por insuficiência respiratória.
Limitações do Estudo
Algumas limitações do estudo foram o número maior de pacientes estágio GOLD IV no grupo SoC; e o acesso dos pacientes à medida de função pulmonar basal e da ventilação colateral, comprometendo inclusão no estudo.
Dra. Bruna Macedo