Publicado em 7 set 2021
Alberto José de Araújo, um dos mais importantes líderes da luta antitabágica dos últimos 40 anos, e um poeta
A SOPTERJ e a SBPT, consternadas, comunicam e lamentam o falecimento do colega Alberto José de Araújo.
Médico formado pela FM-UFRJ (1979), com Mestrado (2000) e Doutorado (2008) em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Especializou-se em Medicina do Trabalho pela UFF (1995), Medicina Social e Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ (1982), Pneumologia Sanitária pela DNPS/FIOCRUZ (1983). Foi fellow in Environmental and Occupational Medicine by the Mount Sinai School of Medicine, NY (2000). Era Coordenador do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT) ligado ao Institutto de Doenças do Tórax (IDT) e ao HUCFF/UFRJ, membro da Comissão Científica da Comissão de Tabagismo da SBPT, da Comissão de Tabagismo do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB). Foi também Coordenador da Comissão de Tabagismo da SOPTERJ, com inesquecível dedicação. Tinha experiência nas áreas de pneumologia; tratamento do tabagismo; leitura radiológica de pneumoconioses, padrão OIT; planejamento de saúde e avaliação econômica em saúde. Era consultor e revisor Ad Hoc das Revistas de Psicologia da UNB, do Caderno de Saúde Pública e da Revista Ciência e Saúde Coletiva da ENSP/Fiocruz, do Jornal Brasileiro de Pneumologia da SBPT e da Revista Brasileira de Cancerologia.
Também era escritor do gênero literário poesia e contos, tendo publicado livros pela Amazon.com.
Para Prof. Carlos Alberto Barros Franco, grande amigo do Dr. Alberto Araújo, “ele foi um dos mais importantes líderes da luta antitabágica. Trabalhou comigo na Comissão da transformação do Hospital do Fundão em Hospital Livre de Tabaco, organizamos juntos os cursos da PUC – Rio para formadores de profissionais especializados no tratamento do tabagismo, foi meu substituto na Direção no Núcleo de Estudo e Tratamento do Tabagismo na UFRJ, escrevemos e estivemos juntos em artigos e mesas sobre tabagismo, e coordenador da comissão de Tabagismo da SBPT. Foi sem dúvida um dos mais importantes líderes da luta antitabágica dos últimos 40 anos. Além disso um poeta, Um homem simples, tenho que agradecer o privilégio dessa amizade e convívio”.
Dr Alberto Araújo foi fundamental para o avanço da SBPT na luta contra o tabagismo e no tratamento de fumantes. Foi grande e generoso em todas as suas ações e jamais será esquecido porque lutou o bom combate.
O velório será dia 08/09 às 10:00 e o sepultamento às 13:00. no cemitério Jardim da Saudade – Capela 9, endereço: Avenida Carlos Pontes, 500 – Sulacap – Rio de Janeiro.