Publicado em 13 ago 2022
Algorithmic Approach to the Diagnosis of Organizing Pneumonia: A Correlation of Clinical, Radiologic, and Pathologic Features
Título do Estudo
Algorithmic Approach to the Diagnosis of Organizing Pneumonia: A Correlation of Clinical, Radiologic, and Pathologic Features
Fonte
CHEST Volume 162, Issue 1, July 2022, Pages 156-178.
Introdução
A Pneumonia em Organização (PO) é uma entidade clínica que se caracteriza histologicamente pelo preenchimento de alvéolos e bronquíolos por plugs de material proteico e/ou tecido conjuntivo. Ela pode ser secundária a uma variedade de condições, como infecções, reações a drogas, radioterapia e doenças do colágeno. Quando não é possível identificar uma associação com outras doenças ou exposições, a PO é denominada de criptogênica. Clinicamente, a PO pode simular outras doenças como infecções ou neoplasias e as alterações tomográficas relacionadas a ela também são inespecíficas, sendo esta doença um desafio diagnóstico que muitas vezes necessita de confirmação histopatológica, através de biópsia pulmonar.
Objetivo e Metodologia
O artigo apresentado tem como objetivo fazer uma revisão dos aspectos clínicos, radiológicos e histológicos da Pneumonia em Organização, utilizando estes dados de forma a criar e apresentar um algorítmo diagnóstico prático para esta entidade clínica e de seus subtipos mais comuns, com impacto também na abordagem terapêutica.
Resultados
O artigo apresenta excelente revisão sobre o assunto “Pneumonia em Organização” com suas diversas manifestações clínicas e variadas apresentações tomográficas, de forma abrangente e, ao mesmo tempo, completa e instrutiva, e organiza os achados em um algorítmo diagnóstico prático, facilitando a abordagem da doença.
Limitações
Não se trata de artigo original, e, sim de artigo de revisão. É extenso e inclui autores de diversas Instituições com pontos de vista complementares. Publicado na revista CHEST, do American College of Chest Physicians.
Dr Luiz Paulo Loivos