Aspiration Pneumonia

Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro

Profissionais de Saúde

Publicado em 14 dez 2019

Aspiration Pneumonia


Título do Estudo


Aspiration Pneumonia

 

Fonte


N Engl J Med 380;07 February 14,2019.

 

Desenho do Estudo


Estudo de revisão onde a Pneumonia aspirativa hoje é considerada como uma patologia como parte integrante das Pneumonias adquiridas na comunidade ou hospitalares.  Sua descrição clínica, fatores de risco, imagens radiológicas e tratamento são abordados e discutidos, além dos mecanismos de prevenção.

 

Mensagens do Artigo


Estima-se que 5-15% dos casos das Pneumonias da comunidade são Pneumonias Aspirativas. Principais fatores de risco são deglutição prejudicada predispondo a aspiração de conteúdo oral, gástrico ou ambos naqueles onde o reflexo da tosse é ineficaz. Doenças neurológicas degenerativas, acidentes vasculares cerebrais com alteração do estado de consciência entram como fatores de risco adicionais;

Patologia de inicio agudo com desenvolvimento dos sintomas em horas ou poucos dias após o evento de aspiração, com sintomas respiratórios exuberantes e alterações sugestivas na radiografia de tórax;

A escolha do antibiótico depende do local de onde esteja esse paciente (comunidade, hospitalar ou internação de longa permanência). Regime de tratamento deve cobrir germes aeróbios e anaeróbios. Mesmo quando o anaeróbio predomina a Penicilina é a droga de escolha para início de tratamento. Fatores de risco para germes multirresistentes devem ser considerados.

 

Conclusão


Importante patologia de difícil acurácia diagnóstica. Necessário o diagnóstico diferencial com Pneumonia adquirida na comunidade ou hospitalar. O diagnóstico deve ser considerado avaliando fatores de risco, características clínicas e radiológicas. Medidas de prevenção devem ser preconizadas.

 

Dra. Patrícia Andrade Meireles

Artigos |

Voltar



Empresas Parceiras



Atalho para à página do Facebook da empresa.