Publicado em 20 maio 2021
ATS2021: Brasileiros apresentam a Cabine de Biossegurança para espirometria dotada de dois filtros de alta performance ( HEPA e ULPA) com capacidade de mitigar riscos microbiológicos em 99,9%
Apresentado como e-poster no ATS2021, o Congresso da American Thoracic Society, o projeto, que conta com vários autores brasileiros (segue abaixo), “foi inspirado no laboratório de tuberculose multi-resistente da UFRJ e é uma solução que estamos apresentando para o retorno das espirometrias de forma a mitigar riscos”, disse Dr Marcos Nascimento, um dos autores e apresentador do trabalho no evento internacional.
Ele explica que “trata-se de uma cabine de Biossegurança para espirometria dotada de 2 filtros de alta performance ( HEPA e ULPA) com capacidade de mitigar riscos microbiológicos em 99,9%”. “Essa inovação é voltada a atender a saúde pública mundial, neste momento da pandemia de COVID-19, representa a presença da Pneumologia do Brasil no Congresso da ATS”, comemorou.
Nascimento revelou ainda, que 21 cabines serão cedidas gratuitamente via projeto AbraçAR (www.portalabracar.com.br). A doação será anunciada no #LAEF2021 junto com um outro projeto de imagem funcional respiratória chamado COPD² voltado para DPOC e Asma.
O e-poster pode ser acessado na página oficial do ATS2021 em https://www.atsjournals.org/doi/abs/10.1164/ajrccm-conference.2021.203.1_MeetingAbstracts.A4476