Publicado em 4 dez 2021
Development and Validation of an Abridged Version of the REVEAL 2.0 Risk Score Calculator, REVEAL Lite 2, for Use in Patients with Pulmonary Arterial Hypertension
Título do Estudo
Development and Validation of an Abridged Version of the REVEAL 2.0 Risk Score Calculator, REVEAL Lite 2, for Use in Patients with Pulmonary Arterial Hypertension
Fonte
Chest. 2021 Jan;159(1):337-346.
Introdução
– Apesar dos avanços no tratamento da Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP), ainda é uma doença com alta mortalidade. Assim, a realização de uma avaliação adequada do paciente no diagnóstico e também em intervalos regulares durante o seguimento demonstram cada vez mais importância e têm como objetivo classificar os pacientes em faixas de risco, que informam a taxa de mortalidade e orientam o tratamento.
– Diversas calculadoras de avaliação de risco com múltiplos parâmetros foram elaboradas para este fim, porém a implementação no ambiente clínico não ocorre da maneira esperada. Alguns dos motivos para isso são: complexidade da instrumento, número de parâmetros necessários para avaliação e desejo de evitar procedimentos invasivos e potencialmente desnecessários.
– O objetivo do presente estudo foi avaliar a capacidade de estratificação de risco de uma calculadora simplificada (REVEAL Lite 2) quando comparada com a original (REVEAL).
Desenho do Estudo
– Foi utilizado o mesmo banco de dados do REVEAL. Foram excluídos os indivíduos menores de 18 anos, sem critérios hemodinâmicos para HAP, que não tivessem dados de acompanhamento de mais de 12 meses disponíveis desde a sua inscrição, que estavam participando de um ensaio clínico no momento da inscrição ou que receberam transplante de pulmão dentro de 1 ano da inscrição.
– A sobrevivência em um ano foi estimada pela curva de Kaplan-Meier, índice de concordância e modelo de risco proporcional de Cox.
Mensagem do Artigo
– O REVEAL Lite 2 é um instrumento simplificado que utiliza seis variáveis clínicas não invasivas (insuficiência renal, classe funcional, pressão arterial sistólica, frequência cardíaca, teste de caminhada de 6 minutos e BNP ou NT-proBNP) para estratificar os pacientes em risco baixo, intermediário ou alto. Essa calculadora apresentou bom nível de concordância quando comparada ao REVEAL, sendo útil na discriminação de risco de pacientes com HAP.
– Nenhum paciente classificado como de baixo risco pelo REVEAL 2.0 foi classificado como alto risco pela versão simplificada.
– Todos os parâmetros foram considerados altamente preditivos, porém as três variáveis com maior valor prognóstico foram, em ordem decrescente de importância: BNP ou NT-proBNP, teste da caminhada de 6 minutos e classe funcional.
– O REVEAL Lite 2 fornece um modelo simplificado de avaliação de risco que pode ser implementado rotineiramente na prática clínica, sendo uma ferramenta robusta para discriminar os pacientes, em 1 ano, em risco baixo, intermediário ou alto.
Limitações do Estudo
– Foi utilizada a mesma coorte do REVEAL, portanto sem uma coorte original.
– A coorte era acompanhada em centros especializados de hipertensão pulmonar, podendo, os resultados, não serem aplicáveis a outros contextos clínicos.
– Existe um viés de sobrevivência no estudo, pois só foram utilizados os pacientes que sobreviveram mais de 1 ano da inscrição no REVEAL para contabilizar os dados de todas as causas de hospitalização nos 6 meses anteriores.
Dr Fernanda Oliveira – Médica, residente de Pneumologia, IDT-UFRJ