Publicado em 13 out 2018
E-cigarettes associated with depressed smoking cessation: A cross-sectional study of 28 European Union Countries
Título do Estudo
E-cigarettes associated with depressed smoking cessation: A cross-sectional study of 28 European Union Countries
Fonte
American Journal of Preventive Medicine 2018 Apr;54(4):603-609.
Desenho do Estudo
Regressão logística da associação entre ex-fumante e o uso de e-cigarros foi aplicada à amostra com 27.801 sujeitos da pesquisa de corte transversal do Eurobarômetro, inquérito populacional realizado em 28 países da União Europeia (EU).
Mensagens do Artigo
Os fumantes atuais de cigarro que também usam e-cigarros fumam significativamente maior número de cigarros por dia do que os fumantes que não usam e-cigarros.
Este achado, combinado com o uso de e-cigarro associado com menor taxa de cessação, é inconsistente com a hipótese de que os e-cigarros tenham efeito positivo na saúde pública.
Estes resultados, baseados em um grande conjunto de dados da UE, sugerem que os cigarros eletrônicos estão associados à inibição, em vez de ajudar na cessação do tabagismo.
Em nível populacional, o efeito líquido da entrada de e-cigarros na UE (e Reino Unido) é associada à redução da cessação do tabagismo de cigarros convencionais.
Limitações do Estudo
Sendo um estudo transversal não pôde determinar causalidade. Não há informações sobre quando os sujeitos pararam de fumar e, portanto, inclui pessoas que pararam antes dos e-cigarros estarem disponíveis. O inquérito utilizou uso de cigarros eletrônicos e cigarros sem qualquer biomarcador para verificação de uso ou duração da cessação do tabagismo.
Prof. Alberto José de Araújo