Publicado em 1 jun 2019
Effects of theophylline as adjunct to inhaled corticosteroids on exacerbations in patients with COPD
Título do Estudo
Effects of theophylline as adjunct to inhaled corticosteroids on exacerbations in patients with COPD
Fonte
JAMA 2018; 320(15):1548-1559.
Desenho do Estudo
Estudo prospectivo, duplo cego, controlado com placebo, realizado em pacientes com DPOC e em acompanhamento na atenção primária ou secundária, com histórico de exacerbação. Os pacientes mantiveram a sua terapia e receberam teofilina 200 mg 1 ou 2 x/dia conforme a concentração sanguínea (1 a 5 mg/L) ou placebo. Foram incluídos 1578 pacientes, sendo 791 no grupo teofilina e 787 no placebo. Os pacientes foram acompanhados por 1 ano e não foi observada diferença no número de exacerbações entre os grupos estudados.
Mensagens do Artigo
Alguns estudos sugerem que a teofilina em baixas doses aumenta o efeito antiinflamatório do corticoide. Este estudo teve por objetivo verificar se a adição da teofilina em baixa dose na prescrição de pacientes acompanhados na atenção básica ou secundária, todos já em uso de corticoide inalado, poderia ajudar no controle das exacerbações. Embora o estudo tenha sido negativo, a análise secundária sugere discreta redução das exacerbações graves, mas sem impacto no número de hospitalizações, ocorrência de pneumonia, queda doVEF1, grau de dispneia ou óbito.
Limitações do Estudo
O estudo permitia que o tratamento (uso de broncodilatadores) fosse administrado pelos centros, perfazendo um grupo heterogêneo de pacientes. Além disso, houve uma taxa alta de descontinuação da teofilina (26%), especialmente devido aos efeitos adversos da medicação.
Profª. Cláudia Henrique da Costa