Publicado em 19 out 2019
Efficacy and Cost of Awake Thoracoscopy and Video-Assisted Thoracoscopic Surgery in the Undiagnosed Pleural Effusion
Título do Estudo
Efficacy and Cost of Awake Thoracoscopy and Video-Assisted Thoracoscopic Surgery in the Undiagnosed Pleural Effusion
Fonte
Annals of Thoracic Surgery 2018;106:361–7.
Desenho do Estudo
Estudo retrospectivo, unicêntrico, com coleta de dados de 177 pacientes portadores de derrame pleurais não diagnosticados que foram submetidos à toracoscopia awake, com pleuroscópio semi-rígido, com trocarter de 10 mm – TA (78) e cirurgia torácica vídeo-assistida – CTVA (99), entre janeiro de 2011 e outubro de 2015. Foram revisados os dados demográficos, comorbidades e valores do VEF1 e DLCO. Foram comparados: teste de sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo, a segurança do procedimento, tempo de internação, intervenções pleurais adicionais e procedimentos custo relacionados.
Mensagens do Artigo
– A função pulmonar foi semelhante entre os grupos e foi constatada uma maior prevalência de diabetes e cardiopatias no grupo TA.
– Sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e preditivo negativo foram 85%, 100%, 100% e 79% para TA e 93%, 94%, 99% e 76% para CTVA, sem diferença significativa no desempenho do teste de diagnóstico.
– Não foi encontrada diferença na taxa de complicações maiores e menores entre os dois procedimentos ou necessidade de procedimentos pleurais adicionais. Com relação à permanência hospitalar a mediana foi de 3 dias para CTVA e 0 dias para TA com diferença significativa e um custo médio mais alto relacionado ao procedimento (CTVA= dólares Canadense $7.962,00 versus TA= dólares canadenses $2.815,00) também com diferença significativa.
– Os autores concluem que em um quadro clínico apropriado a TA pode ser o procedimento diagnóstico de escolha por ter se mostrado um procedimento com menor custo e menor período de internação.
Limitações do Estudo
– Trata-se de um estudo retrospectivo e, portanto sujeito a tendências.
– Como esse estudo foi realizado em uma instituição de grande volume em cirurgia torácica (Toronto General Hospital) pode não ser aplicável em instituições menores.
– Com relação a custos, o estudo contabilizou gastos em uma instituição pública com uma única fonte pagadora com valores dos honorários médicos e taxas do Canadá e, portanto para outros países pode não ser representativo.
– Nesse estudo encontramos uma maior proporção de pacientes com biópsia inespecífica no grupo TA, o que significa que um número relativamente maior de pacientes exigirá acompanhamento em longo prazo e procedimentos torácicos potencialmente adicionais.
Prof. Eduardo Haruo Saito