Publicado em 24 mar 2018
Endoscopic ultrasound fine-needle aspiration by experienced pulmonologists: a cusum analysis
Título do Estudo
Endoscopic ultrasound fine-needle aspiration by experienced pulmonologists: a cusum analysis
Fonte
European Respiratory Journal 2017; 50 (5): 1701102.
Desenho do Estudo
Estudo observacional, multicêntrico.
Mensagens do Artigo
1 – O aparelho acheter cialis de ecobroncoscopia (EBUS) pode ser passado pelo esôfago e estômago para realizar punções de linfonodos ou estruturas adjacentes (EUS-B-FNA) a esses órgãos e inacessíveis pela árvore traqueobrônquica.
2 – As técnicas de EBUS e EUS são complementares no diagnóstico e estadiamento do câncer de pulmão. Poucos os broncoscopistas com experiência em EBUS fazem EUS-B-FNA e não há diretrizes que indiquem o treinamento necessário para adquirir experiência na técnica.
3 – A descrição da curva de aprendizado de 3 broncoscopistas com experiência em EBUS (> 150 procedimentos cada) por análise CUSUM (cumulative sum) demonstra bons resultados imediatos.
4 – Broncoscopistas com boa experiência em EBUS possivelmente são capazes de performar EUS-B-FNA com boa acurácia e segurança.
Limitações do Estudo
1 – Trata-se de análise retrospectiva de um banco de dados gerado de maneira prospectiva. Não são descritos os critérios adotados para puncionar uma lesão por EUS-B-FNA. É possível que, por se tratar de uma experiência inicial, os examinadores tenham optado por puncionar apenas lesões de mais fácil acesso.
2 – Não é descrito se os pneumologistas já haviam recebido algum treinamento teórico ou de simulação para a técnica de EUS-B-FNA.
Dr. João Pedro Steinhauser