Publicado em 26 maio 2018
European position statement on lung cancer screening
Título do Estudo
European position statement on lung cancer screening
Fonte
Lancet Oncology. 2017 Dec;18(12):e754-e766.
Desenho do Estudo
Consenso de especialistas de oito países europeus a partir da revisão de estudos randomizados e controlados sobre rastreamento do Câncer de Pulmão.
Mensagens do Artigo
A União Europeia firmou posição para iniciar o planejamento da implantação do rastreamento do Câncer de Pulmão na Europa através da Tomografia Computadorizada de Baixa Dose, considerada o único método com evidência científica de redução da mortalidade pela doença e minimização da exposição à radiação. O rastreamento deve ser reservado à população de alto risco, com utilização de rigoroso protocolo de qualidade, mensurando o volume e o tempo de dobra, com acionamento de equipe multidisciplinar, em função da evolução.
Limitações do Estudo
Trata-se de um consenso de especialistas que opinam sobre estudos randomizados e controlados, mas não uma verdadeira Meta-Análise. Ainda é aguardado o resultado final do estudo NELSON (Nederlands-Leuvens Longkanker Screenings Onderzoek), o mais amplo estudo Europeu sobre rastreamento do Câncer de Pulmão, para melhor definir questões regionais ligadas à mortalidade e custo-efetividade.
Prof. Rodolfo Acatauassú Nunes