Grupo Fleury tem estudo sobre teste inédito para detecção do novo coronavírus publicado na revista Nature Communications

Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro

Profissionais de Saúde

Publicado em 13 dez 2020

Grupo Fleury tem estudo sobre teste inédito para detecção do novo coronavírus publicado na revista Nature Communications


Técnica inovadora desenvolvida pela área de Pesquisa e Desenvolvimento companhia obtém reconhecimento da comunidade científica internacional; método, que identifica o SARS-CoV-2 pela análise da proteína do vírus, permite estabilidade de temperatura da amostra e tem ajudado a democratizar o acesso ao diagnóstico da doença nos rincões do País.

A Nature Communications, periódico da revista Nature – uma das publicações científicas mais prestigiadas e relevantes do mundo – publicou um artigo sobre o desenvolvimento do teste para detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) utilizando o método por proteômica direcionada por espectrometria de massas. O COVID19MS emprega técnica inédita e inovadora e foi concebido em tempo recorde de apenas dois meses pela área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Fleury. O estudo foi submetido ao periódico em maio de 2020 e, após avaliações pelo processo de revisão por pares, foi aceito e publicado na última quinta-feira, 3 de dezembro.

Intitulado “Establishing a mass spectrometry-based system for rapid detection of SARS-CoV-2 in large clinical sample cohorts”, o artigo tem como autores Karina Cardozo, Adriana Lebkuchen, Guilherme Gonçalves Okai, Rodrigo Andrade Schuch, Luciana Godoy Viana, Aline Nogueira Olive, Ana Maria Fraga, Maria Carolina Tostes Pintão e Valdemir Melechco Carvalho com a participação dos  infectologistas Celso Granato e Carolina Lázari. A descoberta, agora ratificada pela comunidade científica, contribuirá para estudos de pesquisadores do mundo inteiro tanto sob o aspecto de desenvolvimento de técnicas bioanalíticas quanto do ponto de vista da fisiologia do vírus e seu potencial infectante como para entender melhor a dinâmica da doença no mundo, que neste momento enfrenta a segunda onda em vários países.

Disponível no Grupo Fleury desde o final de maio, o teste inovador de diagnóstico da COVID-19 analisa proteínas do novo coronavírus (SARS-CoV-2) diretamente de amostras clínicas do trato respiratório. Também recomendado para pessoas que apresentam nos primeiros três a sete dias os sintomas da COVID-19, o teste é realizado a partir de amostra de raspado (swab) de nasofaringe ou orofaringe – material obtido da mucosa do fundo do nariz ou da garganta com uma haste flexível (cotonete estéril). O exame apresenta sensibilidade próxima ao do RT-PCR que detecta o RNA do vírus e incorpora uma nova abordagem automatizada para o preparo de amostras por proteômica, reduzindo os riscos na manipulação das amostras e no tempo de análise, e mantendo a confiabilidade dos resultados.

Na época em que foi lançado, o método tornou-se uma alternativa ao exame RT-PCR, considerado padrão-ouro para detecção do novo coronavírus, uma vez que o mercado nacional enfrentava a falta de insumos para realizar o teste molecular. O novo teste por proteômica também contribuiu para a democratização do acesso ao diagnóstico. Isso porque a técnica inovadora permitiu que as amostras pudessem ser transportadas em temperatura ambiente, o que possibilitou a testagem em regiões remotas do país, e o método empregado permitiu o desenvolvimento de um teste com custo inferior ao teste molecular RT-PCR, o que barateou o preço na ponta.

“A publicação do nosso estudo na Nature Communications, uma revista de política editorial extremamente seletiva, chancela o desenvolvimento desta técnica inovadora e, também, a competência e a excelência de nossos pesquisadores e médicos no Grupo Fleury. Concebemos este novo diagnóstico em tempo recorde, em um momento crítico da pandemia no Brasil. Isso foi possível graças à dedicação do time de Pesquisa e Desenvolvimento e à nossa expertise em espectrometria de massas e proteômica acumulada ao longo de quase duas décadas. Esperamos que esse conhecimento científico possa contribuir com outras iniciativas ao redor do mundo e ajudar na democratização do acesso ao diagnóstico”, avalia Valdemir Melechco Carvalho, pesquisador sênior do Grupo Fleury.

Entenda o teste por proteômica da COVID-19

Derivada da tecnologia de espectrometria de massas, ferramenta já utilizada há quase 20 anos no Fleury e que se tornou o padrão-ouro para diversas aplicações clínicas, a proteômica direcionada emergiu como uma alternativa aos imunoensaios para análise de proteínas por ser mais específica e de desenvolvimento mais rápido, comparado ao tempo necessário para produção de novos anticorpos. Nessa técnica, as proteínas são extraídas por partículas magnéticas e digeridas em moléculas menores, os peptídeos. A mistura de peptídeos é submetida a um processo automatizado de cromatografia, que promove a purificação e separação dos peptídeos por polaridade. Em seguida, os peptídeos são identificados por espectrometria de massas. A t&e acut e;cnica consiste na ionização dos peptídeos seguida pela separação por relação massa/carga e detecção. Os peptídeos monitorados são exclusivos da nucleoproteína do SARS-CoV-2 e caso sejam detectados pela espectrometria de massas a suspeita da COVID-19 é confirmada.

Para determinar a influência da temperatura na estabilidade das proteínas alvo, as amostras armazenadas a 21°C, 4°C e -20°C foram comparadas com amostras armazenadas a -80°C. As amostras armazenas em solução de salinas estéreis permaneceram estáveis, mesmo à temperatura ambiente, por até cinco (5) dias. A grande vantagem do método por proteômica frente ao processo do teste RT-PCR é a possibilidade de uma cadeia logística mais simples, permitindo o transporte de regiões afastadas até a unidade onde será processado.

O teste por proteômica do Grupo Fleury foi validado usando mais de mil amostras previamente analisadas por RT-PCR em tempo real e foi capaz de detectar mais de 83% dos casos positivos. O teste COVID-19MS é o quarto produto desenvolvido a partir da expertise em proteômica acumulada por quase 10 anos na área de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Fleury. O primeiro exame utilizando a técnica, colocado em rotina desde 2018, foi o da dosagem de cromogranina A – um importante marcador de tumores neuroendócrinos. Outros dois exames que vieram na sequência e estão disponíveis são amiloidose (voltada ao diagnóstico de doenças de depósito) e tiroglobulina (indicado para a detecção de câncer de tiroide residual). A empresa foi a primeira a incorporar a técnica proteômica em medicina diagnóstica no Brasil e segu e sendo o único grupo a fornecer testes baseados nessa tecnologia que confere altíssima confiabilidade nos resultados.

O teste por proteômica do Grupo Fleury segue disponível para os hospitais, laboratórios e clínicas em regiões distantes dos grandes centros do País. O resultado fica pronto em três (3) dias úteis.

Sobre o Grupo Fleury

Com mais de 90 anos, o Grupo Fleury é uma das mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil, reconhecido pela comunidade médica e opinião pública pela excelência técnica, médica, em atendimento e em gestão. Com mais de 10 mil colaboradores e cerca de 2,5 mil médicos, a empresa conta com cerca de 250 unidades de atendimento das marcas Fleury Medicina e Saúde, a+ Medicina Diagnóstica, Weinmann Laboratório, Serdil, Clínica Felippe Mattoso, Labs a+, Lafe, Diagnoson a+, Diagmax, Instituto de Radiologia de Natal, CPC e Inlab. Além de medicina diagnóstica, operações diagnósticas em hospitais e de laboratório de referência, o Grupo Fleury tem avançado fortemente em medicina personalizada e de precisão, por meio do seu braço de negócios de Fleury Genômica (www.fleurygenomica.com.br) e em saúde corporativa e atenção primária, atua com a marca SantéCorp. Também, recentemente foi lançada a plataforma Saúde iD, que surge para integrar produtos e serviços de saúde em um único lugar, permitindo que o indivíduo tenha, pela primeira vez, todas as suas informações de saúde reunidas num único lugar (https://www.saudeid.com.br/). Site do Grupo Fleury: www.grupofleury.com.br

Fique por Dentro |

Voltar



Empresas Parceiras



Atalho para à página do Facebook da empresa.