Publicado em 25 abr 2020
Heparin therapy improving hypoxia in COVID-19 patients – a case series
Título do Estudo
Heparin therapy improving hypoxia in COVID-19 patients – a case series
Fonte
medRxiv preprint doi: https://doi.org/10.1101/2020.04.15.20067017.this version posted April 20, 2020. The copyright holder for this preprint (which was not certified by peer review) is the author/funder, who has granted medRxiv a license to display the preprint in perpetuity. It is made available under a CC-BY-NC-ND 4.0 International license.
Resumo
Desde o início da pandemia pelo Covid-19, a gravidade da doença tem sido relacionada a distúrbio da coagulação, em especial a elevação do dímero-D. Níveis mais altos do dímero-D e outros distúrbios da coagulação têm sido independentemente associado a falência e morte nos pacientes com doença peloCovid-19. Tempestade de citocinas levando a ativação da cascata de coagulação e eventos trombóticos.
Limitações do Estudo
Estudo retrospectivo sem grupo controle com número pequeno de pacientes.
Em paciente com covid-19 com hipoxemia observada é acompanhada por complacência pulmonar quase normal nos estágios iniciais da doença. Os achados de autopsia mostram micro trombos em micro circulação pulmonar, sugerindo que alterações na ventilação perfusão devido a obstrução capilar podem ser uma característica essencial da hipoxemia refratária apresentada por esses pacientes. A distribuição anatômica deste leito vascular periférico espelha a distribuição predominantemente distal e irregular dos infiltrados pulmonares vistos nos exames de imagem.
O tratamento da coagulação intravascular disseminada (CID) consiste em desacelerar a cascata de coagulação considerando adicionar a heparina ao tratamento inicial.
Resultados
A melhora significativa observada na troca gasosa e nos sintomas dos pacientes em resposta a anticoagulação aponta para o potencial papel do uso sistemático da heparina no tratamento desses pacientes. Dada a acentuada hipercoagulabilidade desses pacientes, doses de heparina são necessárias para evitar e reoclusão capilar e risco de complicações.
Dra Patrícia Andrade Meireles