Publicado em 28 out 2023
High-dose (40 mg) versus low-dose (20 mg) prednisolone for treating sarcoidosis: a randomised trial (SARCORT trial)
Título do Estudo
High-dose (40 mg) versus low-dose (20 mg) prednisolone for treating sarcoidosis: a randomised trial (SARCORT trial)
Fonte
Dhooria S, Sehgal IS, Agarwal R, et al. High-dose (40 mg) versus low-dose (20 mg) prednisolone for treating sarcoidosis: a randomised trial (SARCORT trial). Eur Respir J 2023; 62: 2300198 [DOI: 10.1183/13993003.00198-2023].
Introdução
Os glicocorticóides são base do tratamento da sarcoidose, por suprimirem a inflamação e formação dos granulomas. A maioria dos ensaios clínicos randomizados de glicocorticoides versus placebo relataram melhora clínica, radiológica e funcional naqueles que receberam a droga, no entanto as doses utilizadas e tempo de tratamento variaram nestes ensaios.
A hipótese deste estudo foi que a dose de prednisolona 40mg seria superior que a dose de 20mg na redução de falha de tratamento e recaída pós-tratamento.
Métodos
Estudo randomizado, aberto, em centro único, em que pacientes maiores de 18 anos, virgens de tratamento, com diagnóstico estabelecido por biópsia de qualquer tecido compatível com sarcoidose, somados a alterações em TC de tórax compatíveis com a doença e sintomas respiratórios ou prejuízo de função pulmonar, foram alocados na proporção 1:1 conforme uma sequência gerada por computador.
O grupo com dose inicial de 40mg de prednisolona, seguiu com esta dose por 4 semanas, que foi reduzida progressivamente para 30, 20, 15, 10, 5mg por um período de mais 4 semanas. Seguida da dose de 5mg em dias alternados por mais 2 semanas até a suspensão – dose total 3390mg. O grupo com dose inicial de 20mg de prednisolona, seguiu com esta dose por 8 semanas, que foi reduzida para 15mg por mais 8 semanas, depois 10mg por 4 semanas e 5mg por 4 semanas. Seguida da dose de 5mg em dias alternados por mais 2 semanas até a suspensão – dose total 2410mg. Ambos os grupo utilizaram a droga por via oral em dose única pela manhã. As visitas de avaliação ocorreram nas semanas 8 e 16 e após aos 6, 9, 12 e 18 meses.
Resultados
O desfecho primeiro era a proporção de sujeitos que recaíram ou tiveram falha de tratamento. Foram randomizados 43 pacientes em cada grupo.
Não houve diferença na freqüência de recaída de doença entre os grupos e o tempo médio de recaída entre os grupos foi semelhante. Não houve diferença entre os grupos quando comparada resolução, melhora ou estabilização da doença nos 18 meses.
Efeitos adversos de acne, ganho ponderal >10%, hipertensão e dispepsia foram numericamente maiores no grupo 40mg prednisolona, porém sem significância estatística.
Conclusões
A dose de 40mg de prednisolona não foi superior à dose de 20mg para o tratamento da doença ou para evitar recaídas. Este foi o primeiro estudo randomizado comparando doses de corticoide para tratamento da sarcoidose.
A recaídas em 18 meses, não diferiram entre os grupos, sendo 46,5% no grupo 40mg e 44,2% no grupo 20mg.
Limitações e Mensagens do Artigo
O estudo é unicêntrico, com amostra pequena e não possuiu grupo controle. Além disso, não houve cegamento dos participantes ou investigadores. Pacientes com doença grave, acometimento oftalmológico e cardíaco foram excluídos por necessitarem de doses maiores de prednisolona.
Doses menores de corticoide não se mostram inferiores a doses maiores em casos não graves de sarcoidose, com uma dose acumulada final menor, o que tem grande valia numa doença crônica com grande freqüência de recorrência, e potencial necessidade de novos cursos de corticóide.
Novos estudos são necessários para comparar doses e períodos de tratamento de corticoide na sarcoidose.
Bruno Rangel Antunes da Silva, Professor Adjunto de Pneumologia da UERJ, Doutor em Medicina pela UERJ.