Publicado em 30 dez 2017
Identification of diagnostic criteria for chronic hypersensitivity pneumonitis: an international modified Delphi survey
Título do Estudo
Identification of diagnostic criteria for chronic hypersensitivity pneumonitis: an international modified Delphi survey
Fonte
Am J Respir Crit Care Med. 2017 Nov 27 (in press)
Desenho do Estudo
47 médicos especialistas em doenças intersticiais pulmonares, de 14 países, participaram de três etapas de enquetes/votações online pela técnica Delphi sobre o diagnóstico de Pneumonia por Hipersensibilidade Crônica (PHC). Ao término, foram ranqueados, pela escala de Likert, os dados de maior relevância para o diagnóstico considerando exposição, precipitinas, lavado broncoalveolar, imagem, histopatologia e encontros multidisciplinares.
Mensagens do Artigo
1 – Dois diferentes cenários para o diagnóstico PHC foram encontrados com nível de confiança >90%:
– A combinação de identificação do antígeno na história, TCAR com aspectos sugestivos (“air-trapping” e atenuação em mosaico) e LBA com linfocitose (> 40%);
– Qualquer cenário quando identificada à exposição e com biopsia sugestiva de PHC (granuloma não-necrótico pobremente formado).
2 – A falta da identificação do antígeno (exposição) reduz a confiança no diagnóstico.
Limitações do Estudo
A técnica Delphi consiste no método de processo grupal e qualitativo, que tem por finalidade obter, comparar e direcionar o julgamento de especialistas para um consenso, ressaltando a experiência e o conhecimento dos participantes. O método Delphi não tem uma hipótese, é uma compilação de experiências e achados sujeito a múltiplos vieses acadêmicos.
Prof. Rogério Rufino