Publicado em 1 set 2018
Intensity of exposure to pulmonar tuberculosis determines risk of tuberculosis infection and disease
Título do Estudo
Intensity of exposure to pulmonar tuberculosis determines risk of tuberculosis infection and disease
Fonte
European Respiratory Journal 2018 Jan 18;51(1). pii: 1701578.
Desenho do Estudo
Estudo prospectivo com 160 pacientes e 710 contactantes, duração de 5 anos, conduzido na cidade de Vitória (ES – Brasil), onde foram selecionados pacientes adultos com tuberculose (TB) e baciloscopia e cultura positivas, residentes com 3 ou mais contatos, definidos com os seguintes critérios: dormindo no mesmo quarto pelo menos 5 dias/semana; compartilhando refeições; assistindo TV juntos à noite na semana ou finais de semana, e outros contatos significantes. Foram seguidas as recomendações do Ministério da Saúde para avaliação dos contactantes.
Mensagens do Artigo
Foi encontrada uma relação direta entre intensidade da exposição e respostas positivas de teste tuberculínico e IGRA, e adoecimento por TB entre os contatos intradomiciliares.
Um biomarcador com acurácia moderada em predizer o adoecimento por TB se faz necessário para guiar a terapia preventiva nesta população de risco.
Limitações do Estudo
– Não houve avaliação genotípica para confirmar que os casos que adoeceram eram originados do caso-índice.
– Os contatos foram em sua maioria jovens e com baixas taxas de comorbidades, e os resultados podem não se aplicar nos cenários com taxas maiores, especialmente de HIV.
Dra. Mônica Flores Rick