Publicado em 15 dez 2018
Matching-adjusted indirect comparison of benralizumab versus interleukin-5 inhibitors for the treatment of severe asthma: a systematic review
Título do Estudo
Matching-adjusted indirect comparison of benralizumab versus interleukin-5 inhibitors for the treatment of severe asthma: a systematic review
Fonte
European Respiratory Journal 2018 Nov 29;52(5). pii: 1801393.
Desenho do Estudo
Revisão sistemática de estudos em língua inglesa que avaliaram a eficácia de benralizumabe (BENRA), mepolizumabe (MEPO) e reslizumabe (não disponível no Brasil) comparados ao placebo na asma grave não controlada. Foi utilizado o método definido para comparação indireta ajustada da eficácia (matching-adjusted indirect comparison – MAIC) entre BENRA e MEPO. A comparação com reslizumabe não foi possível por limitação do tamanho amostral para a utilização do método MAIC.
Mensagens do Artigo
– Os desfechos comparados foram: taxas anualizadas de exacerbações relevantes (que necessitaram curso de corticoide oral), de exacerbações graves (que levaram a atendimento em emergências ou internação) e aumento do VEF1 pré-broncodilatador na 32ª semana.
– BENRA e MEPO reduziram as exacerbações relevantes em 52% e 49%, respectivamente, e ambos reduziram igualmente em 52% as exacerbações graves após MAIC. Na comparação ajustada, BENRA aumentou 0,10L (IC95% de 0,04-0,17L) e MEPO aumentou 0,07L (IC95% de 0,02-0,13L) no VEF1 pré-broncodilatador.
– Nenhuma dessas diferenças foi estatisticamente significativa, sugerindo que ambas as drogas têm eficácia semelhante nos desfechos acima, na asma grave eosinofílica.
Limitações do Estudo
Apesar de sistematizada de acordo com diretrizes do NICE (National Institute for Health and Care Excellence), a comparação de eficácia realizada é indireta, pois não há estudos do tipo ensaio comparativo randomizado duplo-cego direto (head-to-head) com os medicamentos em questão.
Dr. Eduardo Costa