Publicado em 3 ago 2019
Mometasone or Tiotropium in Mild Asthma with a Low Sputum Eosinophil Level
Título do Estudo
Mometasone or Tiotropium in Mild Asthma with a Low Sputum Eosinophil Level
Fonte
The New England Journal of Medicine 380;21 May 23, 2019.
Desenho do Estudo
Estudo duplo cego, cruzado, prospectivo com duração de 42 semanas.
Foram selecionados 245 pacientes com idade maior de 12 anos com asma leve persistente, divididos em 2 grupos: Mometasona ou placebo e Tiotrópio ou Placebo. Os pacientes foram categorizados de acordo com seu nível de eosinófilos no escarro <2% ou >2%.
Desfecho:
O resultado foi a resposta à mometasona em comparação com o placebo e com o tiotrópio em comparação com o placebo em doentes com um baixo nível de eosinófilos no escarro.
Os desfechos primários foram os dias de controle da asma e o volume expiratório forçado no primeiro segundo. Um desfecho secundário é a comparação dos resultados em pacientes com alto nível de eosinófilos no escarro e aqueles com baixo nível de esosinófilos no escarro.
Mensagens do Artigo
Não houve diferença estastisticamente significativa no desfecho primário entre Mometasona e ao Tiotrópio em pacientes com baixo nível de eosinófilos no escarro.
Nos pacientes com alto nível de eosinófilos no escarro a Mometasona foi significativamente melhor.
Limitações do Estudo
A principal limitação do artigo foi a não comparação direta entre a Mometasona e Tiotrópio “face-to-face”. Foram comparados dois grupos separados comparados ao Placebo.
Dr. Alexandre Ciminelli Malizia