Nintedanib for Systemic Sclerosis–Associated Interstitial Lung Disease

Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro

Profissionais de Saúde

Publicado em 8 jun 2019

Nintedanib for Systemic Sclerosis–Associated Interstitial Lung Disease


Título do Estudo


Nintedanib for Systemic Sclerosis–Associated Interstitial Lung Disease

 

Fonte


New England Journal of Medicine. 2019 May 20. [Epub ahead of print].

 

Desenho do Estudo


Estudo prospectivo, randomizado, duplo cego, controlado com placebo, multicêntrico (32 países), realizado em pacientes com esclerose sistêmica (ES) utilizando em um grupo nintedanibe e noutro o placebo, por 52 semanas consecutivas. Nos critérios de inclusão os pacientes deveriam preencher os critérios de diagnóstico do Colégio Americano de Reumatologia (ACR) e da Liga Europeia Contra o Reumatismo (EULAR) com início do primeiro sintoma, sem incluir o Fenômeno de Raynaud, no prazo de 7 anos; ter uma tomografia computadorizada de tórax (TCAR) até 12 meses antes do rastreamento e que demonstrasse no mínimo 10% de fibrose, dado que deveria ser confirmado por radiologista torácico com experiência em análise quantitativa numa central de análise; capacidade vital forçada (CVF) > 40% do valor previsto e a capacidade de difusão ao monóxido de carbono corrigida (DLCO) pela hemoglobina entre 30 a 89% do valor previsto; poderiam utilizar prednisona na dose máxima de 10mg/dia, micofenolato ou metotrexato numa dose estável nos últimos 6 meses antes da randomização. Os desfechos foram: primário, variação anual da CVF em ml/ano, e secundário, o escore cutâneo modificado de Rodnan (variação superior a 3-4 pontos) e o escore total do questionário respiratório de Saint George (variação > 4 pontos).

 

Mensagens do Artigo


1) A taxa de alteração absoluta da CVF adjudicada no grupo de nintedanibe foi de -54,6ml/ano, enquanto no grupo placebo foi de -101,0ml/ano (diferença de 46,4ml) – IC 95% 8,1 a 84,7 – p=0,04) e odds ratio 0,65 (CI 95% 0,44 a 0,96).

2) A variação no escore cutâneo modificado de Rodnan foi no grupo do nintedanibe de -2,17 e no grupo placebo de -1,96 (diferença de -0,21; IC95% -0,94 a 0,53), não alcançando a significância estabelecida de > 3pontos.

3) A variação do escore total do questionário respiratório de Saint George foi no grupo do nintedanibe de 0,81 e no grupo placebo de -0,88 (diferença de 1,69; IC95% -0,73 a 4,12), não alcançando a significância estabelecida de > 4pontos.

 

Limitações do Estudo


A ES tem uma progressão de perda funcional mais lenta do que a fibrose pulmonar idiopática e o desenho priorizou a CVF, não avaliando outros parâmetros funcionais respiratórios, como a DLCO. Mesmo com doenças com ritmos diferentes de evolução houve uma redução de perda da CVF em 44%. Os pacientes com hipertensão pulmonar e ES clinicamente significante foram excluídos do estudo. Os escores cutâneos melhoraram nos dois grupos, pois mantinha-se o tratamento preconizado e estabelecido previamente. Houve um elevado número de pacientes que descontinuaram o tratamento no grupo de pacientes com nintedanibe do que no grupo placebo (16% vs 8,7%). O evento adverso mais comum foi a diarreia (75,7% no grupo do nintedanibe vs 31,6% no grupo placebo).

 

Prof. Rogério Rufino

Artigos |

Voltar



Empresas Parceiras



Atalho para à página do Facebook da empresa.