Publicado em 11 fev 2019
Nota sobre a desativação do Hospital Estadual Santa Maria
A Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOPTERJ) lamenta a notícia do encerramento das atividades do Hospital Estadual Santa Maria, hospital no município do Rio de Janeiro voltado para o atendimento e internação de pacientes com tuberculose, em parte pelos riscos à segurança dos profissionais de saúde, familiares e pacientes.
O Hospital Estadual Santa Maria é uma instituição tradicional, pública e gratuita. Trata-se de um hospital diferente, especializado, que atende a pacientes com TUBERCULOSE e muitos com doença pulmonar resistente aos medicamentos de primeira opção terapêutica.
O Estado do Rio de Janeiro tem o maior índice de mortalidade e o 2º maior coeficiente de incidência da tuberculose do Brasil. Dados marcantes que deveriam sinalizar para que o Estado promovesse ações de maior resolutividade na reversão dos indicadores, com profundo investimento em infraestrutura, aumento dos recursos humanos especializados e, principalmente, inserir a tuberculose como uma das prioridades de ações da saúde.
A SOPTERJ espera que o Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro possa equacionar as dificuldades e mantê-lo em seu pleno funcionamento.
Rogério Rufino
Presidente da SOPTERJ
Ana Paula Santos
Coordenadora da Comissão de Tuberculose da SOPTERJ