Publicado em 16 abr 2022
Plastic Bronchitis in Adult and Pediatric patients: A review of its presentation, diagnosis, and treatment
Título do Estudo
Plastic Bronchitis in Adult and Pediatric patients: A review of its presentation, diagnosis, and treatment
Fonte
Patel N, Patel M, Inja R, Krvavac A, Lechner AJ. Plastic Bronchitis in Adult and Pediatric Patients: A review of its presentation, diagnosis, and treatment. Missouri Medicine 2021; Jul-Aug; 118(4): 363–373. PMCID: PMC8343636.
Introdução
Bronquite plástica (BP) é uma condição rara que consiste na formação de moldes intrabrônquicos ramificados que pode levar a obstrução das vias aéreas centrais e periféricas. Os pacientes com BP costumam apresentar tosse produtiva, dispneia, febre ou dor pleurítica. Devido à raridade do transtorno, a verdadeira prevalência de BP é desconhecida. A maioria dos casos pediátricos de BP estão associados à correção cirúrgica de doenças cardíacas congênitas, embora muitas outras etiologias tenham sido identificadas. Embora mais prevalentes em crianças, muitos casos de BP têm sido descritos em adultos. De causa idiopática à anormalidade da circulação linfática, os relatos de casos descrevem uma variedade ampla de etiologias de BP em adultos. Apesar de sua raridade, a BP apresenta sintomas comuns e persistentes que podem resultar em complicações respiratórias graves, como insuficiência respiratória e morte. Além das opções de tratamento farmacológico, procedimentos cirúrgicos foram desenvolvidos para alívio dos sintomas associados a BP. Considerando sua ocorrência em pacientes de todas as faixas etárias e a sua potencialidade para insuficiência respiratória grave, mas tratável, os médicos devem estar atentos para a BP.
Metodologia
Como não foi identificada uma revisão abrangente da BP na população pediátrica e em adultos, este artigo objetivou: demonstrar as diferenças na etiologia entre as duas populações de pacientes, apresentar a compreensão atual da fisiopatologia que causa a formação dos moldes brônquicos e discutir novas opções de tratamento, proporcionando aos médicos uma base para identificação e tratamento da BP. Devido aos múltiplos nomes que descrevem BP, nesta revisão utilizaram-se no PubMed palavras-chave como: “plastic bronchitis”, “Hoffman bronchitis” e “cast bronchitis”, sendo incluídos apenas artigos de língua inglesa. Os casos pediátricos e adultos foram diferenciados pela idade, sendo considerados como adultos os pacientes maiores de 18 anos.
Resultados
Na população pediátrica, a BP pode ser atribuída a cirurgias cardiotorácicas, como a cirurgia de Fontan, infecções, processos inflamatórios, síndrome torácica aguda ou devido a iatrogenia. Na população adulta, a BP pode ser idiopática ou devido a infecções, variações anatômicas no sistema linfático, cirurgias, medicamentos ou associada a algumas comorbidades. A fisiopatologia da BP ainda é desconhecida. Existem dois tipos de moldes brônquicos: os tipo I estão associados a doenças inflamatórias e, os tipo II, a procedimentos cirúrgicos. Historicamente, a BP tem sido tratada por meio de vários fármacos, incluindo os corticosteroides e os mucolíticos. Recentemente, o paradigma do tratamento mudou para procedimentos como: embolização linfática, ligadura de ductos e pelo uso do stent.
Discussão
A BP representa uma afecção respiratória com um espectro amplo de etiologias. Embora sejam conhecidas causas em crianças e em adultos, outras condições associadas a BP estão sendo continuamente relatadas, e o escopo completo da origem desta condição permanece desconhecido. Como os pacientes apresentam tosse produtiva, dispneia e sibilância, é facilmente diagnosticada como outra condição pulmonar, como bronquite crônica ou asma atípica. Além da embolização linfática, uso do stent e técnicas de ligadura de ductos, há uma preocupação na redução da inflamação, levando a eliminação dos moldes brônquicos e a melhora temporária dos sintomas. Embora nenhum medicamento isolado tenha demonstrado eficácia consistente na literatura até o momento, a implementação de novas técnicas de broncoscopia juntamente com os procedimentos linfáticos acima mencionados levaram a uma redução dramática ou até mesmo eliminação dos sintomas do paciente e das taxas de recidiva da BP. Embora rara, a bronquite plástica emergiu como uma condição potencialmente tratável.
Limitações do Estudo
Ressalta-se que o advento de muitos tratamentos para BP é recente e nenhum deles foi avaliado em ensaios de controle randomizados. É possível que, com mais educação, pesquisa e conscientização, muitos pacientes de BP possam ter melhores desfechos e cuidados mais duráveis e eficazes.
Conclusões
As informações disponíveis sobre a BP ainda são escassas, portanto, futuras pesquisas são necessárias para uma maior compreensão da mesma. Devido às inúmeras apresentações e associações de doenças, a conscientização da BP e de suas opções de tratamento é essencial tanto para os médicos da atenção básica como para os pneumologistas.
Dra. Ana Alice Parente