Publicado em 22 ago 2020
Proposed Modifications in the 6-Minute Walk Test for Potential Application in Patients With Mild COVID-19: A Step to Optimize Triage Guidelines
Título do Estudo
Proposed Modifications in the 6-Minute Walk Test for Potential Application in Patients With Mild COVID-19: A Step to Optimize Triage Guidelines
Fonte
From the *Division of Pain Medicine, †Division of Cardiology, Mantha Heart Clinic, Barkatpura, Hyderabad, India; ‡Cleveland Clinic Learn College of Medicine at Case Western Reserve University, Cleveland, Ohio; and §Department of Anesthesiology and Critical Care, University of Pennsylvania Health System, Philadelphia, Pennsylvania. Accepted for publication May 15, 2020.
Introdução
Os sistemas de saúde em todo o mundo estão atualmente focados no manejo da doença coronavírus 2019 (COVID-19), uma síndrome infecciosa causada pelo vírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2). A manifestação típica da infecção é a pneumonia com hipoxemia, que pode requerer cuidados clínicos avançados dependendo da gravidade. Dados os milhões de pacientes infectados globalmente com COVID-19, novas medidas de triagem confiáveis e econômicas precisam ser identificadas para estratificar o risco daqueles com maior probabilidade de necessitar de cuidados médicos avançados.
Classificação Clínica dos Casos e Curso Clínico
Os casos confirmados são classificados como leves, graves ou críticos. A maioria dos pacientes com COVID-19 (81%) tem doença não complicada ou leve: sem pneumonia ou pneumonia leve. Cerca de 14% desenvolvem doença grave com saturação de oxigênio no sangue (Spo2) abaixo de 93% e requerendo oxigenoterapia. Aproximadamente 5% desenvolvem doença crítica com insuficiência respiratória, choque séptico e disfunção de múltiplos órgãos, que requerem tratamento em unidade de terapia intensiva (UTI). Pacientes com doença leve podem evoluir rapidamente para casos graves ou críticos.
Objetivo
Propor teste de caminhada de 6 minutos (TC6) em pacientes com covid-19 leve, com algumas modificações, como uso de oximetria de pulso digital contínua para monitoramento de SpO2, e uso de máscara cirúrgica em pacientes adultos confirmados por laboratório com doença não complicada.
Materiais e Métodos
O TC6 é um teste clínico validado para avaliar a reserva cardiopulmonar e projetado para uso em adultos com doença respiratória crônica. Pode ser um teste adequado para a triagem de pacientes com COVID-19 no quarto ou quinto dia de doença clínica, com base nos padrões de carga viral em casos leves em comparação com casos graves.
Limitações
A queda na saturação em mais de 4%, não foi considerada no presente contexto devido ao possível efeito da reinalação induzida por máscara e, portanto, poderia aumentar os falsos positivos.
Mensagem
A proposta do TC6 é ajudar a identificar precocemente os pacientes com casos leves que têm potencial de progredir para a forma grave da doença.
Dra Patrícia Frascari Litrento