Publicado em 27 jan 2018
Rapid Decline in Lung Function is Temporally Associated with Greater Metabolically Active Adiposity in a Longitudinal Study of Healthy Adults
Título do Estudo
Rapid Decline in Lung Function is Temporally Associated with Greater Metabolically Active Adiposity in a Longitudinal Study of Healthy Adults
Fonte
Thorax. 2017 Dec;72(12):1113-1120.
Desenho do Estudo
Estudo retrospectivo e longitudinal (follow-up de 25 anos) envolvendo 5115 adultos saudáveis para examinar as associações bidirecionais entre o declínio rápido da função pulmonar e os fenótipos de adiposidade.
Mensagens do Artigo
1) Adultos saudáveis com declínio rápido da função pulmonar apresentam risco de desenvolver síndrome metabólica e acúmulo desproporcional de gordura visceral intratorácica.
2) As anormalidades metabólicas podem ser uma manifestação extrapulmonar precoce do comprometimento pulmonar, o qual pode ser evitável melhorando-se a saúde pulmonar.
Limitações do Estudo
Apesar do longo período de estudo, as avaliações da função pulmonar e da adiposidade intratorácica através da TC não seguiam uma concomitância no follow-up. Os autores usaram a suposição de que a gordura pericárdica reflete a gordura em torno do pulmão (gordura peribrônquica + pleural + mediastinal), o que pode não ser sempre verdadeiro. As mudanças longitudinais nos componentes da dieta dos participantes não foram avaliadas; estas mudanças dietéticas podem ser possíveis fatores de confusão neste estudo.
Prof. Agnaldo José Lopes