Publicado em 12 dez 2022
REDUÇÃO DE SINTOMAS (CAT) – SOPTERJ
O documento GOLD 2023 já foi publicado e, apesar de muitas atualizações, os objetivos principais do tratamento do paciente com DPOC se manteve: redução dos sintomas e o risco futuro de exacerbações.
Um fator muito importante para redução dos sintomas é, primeiramente, identificar que o paciente está sentindo esses sintomas. E isso pode ser um grande desafio.
Pouco a pouco o paciente se acostuma com os sintomas no seu dia a dia, e quando perguntado na consulta como ele está se sentindo, a resposta muitas vezes é direta e passa uma mensagem que está tudo bem. Fazer as perguntas certas é essencial, é preciso direcionar o pensamento do paciente para as atividades que ele deixou de fazer no período ou teve alguma dificuldade por conta de sua condição pulmonar. O Teste de Avaliação da DPOC (CAT) é um bom aliado neste sentido, uma ferramenta simples que gera um resultado claro sobre o status desse paciente, contribuindo para uma avaliação médica mais completa.
Acesse aqui o teste na íntegra: https://bit.ly/gskcat
DPOC, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
Referências: 1. GLOBAL INITIATIVE FOR CHRONIC OBSTRUCTIVE LUNG DISEASE. Global strategy for Diagnosis, Management and Prevention of Chronic Obstructive Pulmonary Disease 2023 REPORT. Disponível em: <https://goldcopd.org/2023-gold-report-2/>. Acesso em: 23 de novembro de 2022.
PM-BR-CPU-OGM-220005 – NOVEMBRO/2022