Publicado em 18 jan 2020
Review Role of Nephronectin in Pathophysiology of Silicosis
Título do Estudo
Review Role of Nephronectin in Pathophysiology of Silicosis
Fonte
International Journal of Molecular Sciences – Int. J. Mol. Sci. 2019, 20, 2581; doi:10.3390/ijms20102581
Desenho do Estudo
As integrinas desempenham um papel importante em termos da matriz extracelular (MEC) e vários estudos têm sido conduzidos para avaliar o seu papel na silicose. Os achados patológicos da silicose mostram claramente que a deposição de colágeno e a progressão da fibrose estão relacionados à interação entre integrinas e vários ligantes, incluindo o colágeno. A medição da nefronectina (Npnt) sérica, um novo membro da família de ligantes integrina, e o seu papel na indução da fibrose pulmonar induzida pela sílica, têm sido avaliados. Níveis mais altos de Npnt sérica foram encontrados em pacientes com silicose, em comparação ao seu nível em voluntários saudáveis e, a deterioração da função pulmonar (VEF1) também estava associada a níveis aumentados de Npnt.
Mensagens do Artigo
Os níveis séricos da Nptn podem ser empregados como um marcador adequado para monitorar a progressão da fibrose em pacientes com silicose.
São necessárias novas pesquisas para aumentar a compreensão sobre o papel da Npnt, bem como de outras moléculas na silicose, que eventualmente levarão ao desenvolvimento de medidas de biomarcadores e identificação de alvos inibitórios adequados que possam ser utilizados para interromper a progressão da fibrose.
Esta revisão aponta para a importância do estudo do papel de novas moléculas na patologia da doença.
Limitações do Estudo
Trata-se de um artigo de revisão. São poucos os trabalhos sobre o papel da nefronectina na fibrose induzida pela sílica.
Dra. Patricia Canto Ribeiro