Publicado em 3 dez 2021
Revista Pulmão 2021: “Cirurgia torácica, uma nova era”
Com especial foco na abordagem minimamente invasiva, essa edição aborda os temas de maior relevância na Cirurgia torácica, e “é dedicada a todos os especialistas, pneumologistas e cirurgiões de tórax, que buscam conhecimento e atualização sobre as diversas técnicas para abordagem das principais doenças de vias respiratórias e de caixa torácica”, segundo Dra. Michelle Cailleaux, Editora-chefe da Revista Pulmão, volume 30, número 1 de 2021.
Dra. Michelle Cailleaux, explica por que esse tema: “a Pneumologia e a Cirurgia Torácica atuam em parceria na assistência dos pacientes com doenças respiratórias. Esse alinhamento entre as especialidades é fundamental desde o início do cuidado, pois em muitos casos o diagnóstico e tratamento podem ser estabelecidos em um mesmo procedimento cirúrgico com melhora na qualidade de vida do paciente”.
No prefácio, Dr. Carlos Henrique Boasquevisque explica que “A cirurgia torácica minimamente invasiva seja por VATS ou robótica, sem dúvidas é a grande revolução da especialidade que se iniciou nos anos 90 e se consolidou nos anos 2000. A primeira lobectomia por vídeo foi realizada em 1992 e desde então os avanços foram extraordinários, consolidando-se no Rio de Janeiro a partir de 2010”, e então apresenta os autores e temas dessa edição da Revista Pulmão. Ele é Chefe da Divisão de Cirurgia Torácica do Instituto de Doenças do Tórax da UFRJ, Professor Associado de Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da UFRJ.
Após o prefácio do Dr. Carlos H Boasquevisque, Editor Convidado, a Revista Pulmão traz artigos sobre os temas: CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA, NOVAS TECNOLOGIAS e TEMAS ESPECIAIS.
No capítulo sobre CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA, Joel Dunning escreve sobre The New Era of Thoracic Surgery, Anderson Nassar sobre Cirurgia Toracica Robótica: Panorama no Brasil e no Mundo, Rui Haddad sobre Segmentectomia Robótica, Marcelo Cypel sobre Vats Pulmonary Metastasectomy, Eduardo Haruo Saito sobre Timectomia Minimamente Invasiva, Miguel Tedde sobre Reparo Minimamente Invasivo do Pectus Excavatum, e Lais Mendes Rocha sobre Costectomia por Video.
No capítulo sobre NOVAS TECNOLOGIAS, Andre Gouveia escreve sobre Radioterapia Estereotáxica, Raphael Levigard sobre Ablação Percutânea de Metástases, e Mauricio Saueressig sobre Ecmo no Paciente Adulto.
Em TEMAS ESPECIAIS, L.F. Judice aborda a Cirurgia as Lesões Obstrutivas da Traqueia, Giovanni Marsico sobre Cirurgia da Tuberculose, e Marc De Perrot sobre Oligofractionated Hemithoracic Radiation Followed By Radical Surgery –A New Treatment Paradigm For Malignant Pleural Mesothelioma.
A Pulmão RJ tem por missão fazer prospecção, promover e divulgar trabalhos científicos e educativos para médicos, pesquisadores, professores, estudantes e demais partes interessadas. Visa contribuir para a pesquisa e o desenvolvimento das melhores práticas médicas relacionadas ao tórax, com ênfase na pneumologia e na tisiologia, no Brasil e no Mundo por meio da distribuição periódica de uma revista criativa e inovadora que reúne a opinião e a experiência dos mais competentes profissionais e entidades correlatas.
Veja a revista em http://www.sopterj.com.br/publicacoes-revista-pulmao-rj/revista-pulmao-rj-2021-volume-30-no-1/