Publicado em 7 abr 2018
Risk factors for recurrent venous thromboembolism after unprovoked pulmonary embolism: the PADIS-PE randomised trial
Título do Estudo
Risk factors for recurrent venous thromboembolism after unprovoked pulmonary embolism: the PADIS-PE randomised trial
Fonte
European Respiratory Journal 2018; 4 51(1).
Desenho do Estudo
Ensaio clínico randomizado duplo-cego com o objetivo de identificar preditores de tromboembolismo venoso (TEV) recorrente na população do estudo PADIS-PE (Prolonged Anticoagulation During 18 months versus placebo after Initial Six-month treatment for a first episode of idiopathic Pulmonary Embolism). Este estudo incluiu pacientes com primeiro episódio de embolia pulmonar não provocada tratados inicialmente durante 06 meses e que foram randomizados para receber adicionalmente 18 meses de varfarina ou placebo. Além disso, foram acompanhados por até 2 anos após a descontinuação do tratamento.
Mensagens do Artigo
A idade, o índice de obstrução vascular pulmonar (PVOI) no momento do diagnóstico de embolia pulmonar e/ou 6 meses após a anticoagulação e a presença de anticorpo anti-fosfolipídio foram preditores independentes para TEV recorrente durante o acompanhamento médio de 41 meses.
A obstrução vascular pulmonar residual estava presente em torno de 1/3 dos pacientes e foi associada a maior risco de TEV recorrente.
A baixa concentração de D-dímero não foi associada a menor risco de recorrência de TEV.
Limitações do Estudo
O tamanho da amostra foi pequena para avaliar o impacto de preditores importantes como sexo, doença inflamatória crônica, trombose venosa profunda residual e deficiências de proteínas C, S e anti-trombina.
A informação sobre o PVOI no diagnóstico de embolia pulmonar foi retrospectivo e não estava disponível para todos os pacientes.07
Dra. Michelle Cailleaux Cezar