Publicado em 15 set 2018
Safety of nintedanib added to pirfenidone treatment for idiopathic pulmonary fibrosis
Título do Estudo
Safety of nintedanib added to pirfenidone treatment for idiopathic pulmonary fibrosis
Fonte
European Respiratory Journal 2018 Aug 2;52(2). pii: 1800230.
Desenho do Estudo
Estudo de fase 4, aberto, de braço único com duração de 24 semanas, com 89 pacientes com fibrose pulmonar idiopática (FPI). Foram incluídos pacientes com FPI e com a capacidade vital forçada > 50% e com a capacidade de difusão do monóxido de carbono > 30% dos valores previstos.
Antes de iniciarem o Nintedanibe os pacientes estavam recebendo a Pirfenidona por tempo > 16 semanas. Os desfechos foram o número de pacientes que conseguiram atingir 24 semanas de tratamento combinado e os efeitos adversos relacionados ao tratamento. 73 completaram o tratamento de 24 semanas. 16 descontinuaram o tratamento precocemente (13 por efeitos adversos). 74 pacientes tiveram 418 efeitos adversos relacionados ao tratamento. Diarreia, náuseas e vômitos foram os mais comuns e 2 pacientes tiveram efeitos adversos sérios: acidente vascular cerebral transitório e trombose venosa profunda.
Mensagens do Artigo
A combinação de Pirfenidona e Nintedanibe por 24 semanas foi bem tolerada pela maioria dos pacientes FPI com as mesmas taxas de interrupção e efeitos adversos relatados nos estudos com as medicações usadas de forma isolada.
A literatura existente sobre a segurança da associação de Pirfenidona e Nintedanibe é ainda pequena, o que estimula a necessidade de mais trabalhos sobre segurança e eficácia desta combinação.
Limitações do Estudo
Estudo aberto e com número pequeno de pacientes.
Dr. Alexandre Ciminelli Malizia