Publicado em 20 maio 2022
Tabagismo em foco foi o tema da SOPTERJ na UFF
O evento, em 19 de maio de 2022, foi coordenado pelo Prof Leonardo Pessoa, vice-presidente da entidade e também professor da Universidade Federal Fluminense, e aconteceu na Sala Tito Rush, no Hospital Universitário Antonio Pedro. Ele contou sobre o encontro com os estudantes: “Tivemos o prazer de realizar o “Encontro na Academia” – projeto da SOPTERJ – na UFF. A Professora Christina Pinho discorreu sobre a história do programa de tratamento de tabagismo na universidade, até há pouco, sob comando da Profa Ângela Nani, e também sobre a importância da terapia cognitiva comportamental no tratamento do tabagismo”.
O professor Leonardo Pessôa, novo Coordenador do Programa de Controle e Tabagismo da Universidade, palestrou sobre o tratamento medicamentoso, a história do tabagismo, formas antigas e novas de uso do tabaco.
Ao final do encontro, um debate muito rico com a plateia abordou a preocupação com a liberação da venda de cigarros eletrônicos no país sem que haja evidências científicas de que os mesmos auxiliem na interrupção do tabagismo.
O Prof Leonardo salientou ainda, que “além do risco de incremento no número de novos tabagistas por este método, alertamos que não há forma segura do uso do tabaco. Vaporizar também é fumar. Não se deixe enganar, nada é mais importante que a saúde”.
Assim, a SOPTERJ começa na UFF, com a proximidade do Dia Mundial de Combate ao Tabaco, a conscientização através da informação.