Publicado em 15 maio 2022
The impact of long-acting muscarinic antagonists on mucus hypersecretion and cough in chronic obstructive pulmonary disease: a systematic review
Título do Estudo
The impact of long-acting muscarinic antagonists on mucus hypersecretion and cough in chronic obstructive pulmonary disease: a systematic review
Fonte
European Respiratory Review 2022 31: 210196; DOI: 10.1183/16000617.0196-2021
Justificativa / Objetivo do Estudo
Muitos pacientes portadores de DPOC apresentam hipersecreção de muco, com tosse e expectoração recorrentes. Há evidências acumuladas da última década mostrando que o sistema colinérgico regula não apenas a contração de músculo liso, mas também a atividade das células inflamatórias e epiteliais das vias aéreas, incluindo células caliciformes e atividade das glândulas submucosas. Foi realizada uma revisão sistemática com o objetivo de investigar o impacto dos LAMAs na hipersecreção de muco e tosse em pacientes com DPOC.
Mensagem
As evidências confirmaram que os LAMAs, principalmente Tiotrópio e Umeclidinium, melhoraram a produção de muco e tosse em pacientes com DPOC moderado a severo. Portanto, LAMAs não apenas agem com antagonistas na broncoconstricção induzida pela acetilcolina nas VAs, mas também parecem limitar a produção de muco, secretado em resposta à acetilcolina nas células caliciformes e/ou glândulas submucosas.
Limitações
Revisão focada em pacientes DPOC com doença moderada a grave, sendo necessário follow-up para avaliar o impacto dos LAMAs no controle do muco em todas as classes; a avaliação de tosse e expectoração foi realizada através de questionários, e alguns dos estudos incluídos foram caracterizados pela ausência de uma ferramenta para avaliar a gravidade e o impacto dos sintomas; em alguns dos estudos, a avaliação de efeito do LAMA foi puramente subjetiva.
Dra. Mônica Flores Rick