Publicado em 27 dez 2018
The long-term survival of robotic lobectomy for non–small cell lung cancer: A multi-institutional study
Título do Estudo
The long-term survival of robotic lobectomy for non–small cell lung cancer: A multi-institutional study
Fonte
The Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery 2018 Feb;155(2):778-786.
Desenho do Estudo
Estudo multi-institucional de revisão retrospectiva de séries de databases prospectivas e consecutivas de pacientes provenientes de 4 instituições. Um total de 1339 pacientes foram estudados.
Mensagens do Artigo
– A lobectomia torácica robótica consegue obter um número maior de linfonodos por estação linfonodal do que os demais métodos. Esta afirmação é especialmente verídica em se tratando de pacientes com doença N2 patológica, notando-se um upstaging considerável e levando a um aumento de sobrevida em 5 anos para o estádio IIIA da ordem de 38%, quando comparado à database do The International Association for the Study of Lung Cancer (IALSC) da 7ª Edição.
– A estimativa de sobrevida em 5 anos obtida no trabalho foi de 62% para o estádio IIIA, enquanto o mesmo dado da database IALSC da 7ª Edição mostrava 24%, com o intervalo de confiança de 95%.
Limitações do Estudo
O estudo foi realizado pelos pioneiros mundiais da Cirurgia Torácica Robótica envolvendo grupos altamente experimentados sendo este o viés desta análise.
A reprodutibilidade dos resultados quando testados em grupos em outros estágios da curva de aprendizado e com outro grau de expertise é altamente questionável. Fica, entretanto, a probabilidade de que uma vez atingido o grau de expertise semelhante ao dos autores, resultados promissores surgirão.
Dr. Marcio O. Lucas