Publicado em 20 abr 2019
Utility of Anti-DSF70 Antibodies to Predict Connective Tissue Disease in Patients Originally Presenting with Idiopathic Interstitial Pneumonia
Título do Estudo
Utility of Anti-DSF70 Antibodies to Predict Connective Tissue Disease in Patients Originally Presenting with Idiopathic Interstitial Pneumonia
Fonte
Respiration. 2019 Mar 29:1-9. doi: 10.1159/000496483.
Desenho do Estudo
Estudo observacional de 24 meses de seguimento da identificação do Anti-DFS 70 no sangue de 160 com diagnóstico de fibrose pulmonar idiopática, 100 com pneumonia intersticial não usual (NSIP), 35 pacientes com esclerose sistêmica, este como controle negativo, e 49 pessoas saudáveis.
O objetivo foi evidenciar o possível papel do anticorpo Anti-DFS70 na diferenciação da doença intersticial pulmonar idiopática associada à doença reumática das pneumonias intersticiais crônicas pulmonares idiopáticas (FPI e NSIP).
O Anti-DFS-70 corresponde ao padrão pontilhado fino de imunofluorescência do fator antinuclear (FAN) que pode ser identificado em casos de câncer, condições de inflamação crônica e em pessoas saudáveis.
Mensagens do Artigo
A presença do Anti-DFS70 é menos prevalente nos pacientes com doença intersticial pulmonar em relação ao grupo controle.
Durante o acompanhamento dos pacientes, os doentes com doença intersticial pulmonar com ANTI-DFS70 positivo evoluíram menos para doença do tecido conectivo do que os com Anti-DFS70.
Os pacientes com FPI e anti-DFS70 positivo pareceram ter uma menor alteração da função pulmonar.
Limitações do Estudo
– Este é o 1º estudo investigando o papel do Anti-DSF70 nos pacientes com doença intersticial pulmonar. Não foram incluídas pessoas saudáveis com FAN positivo no estudo.
– O número de pacientes com doença conectivo e padrão de pneumonia intersticial usual foi de número bem limitado (3 pacientes).
– Não foram observados outros padrões do FAN nos grupos de acompanhamento.
Dr. André Brum